Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR NAS SÉRIES INICIAIS DA ED. BÁS.
CÓDIGO
D000886
Carga Horária
153 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
153
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
153
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Realização de observação em uma turma dos Anos Iniciais da Educação Básica (ou na
Educação de Jovens e Adultos/Anos Iniciais) em escolas públicas e posterior prática de
ensino na turma observada.
Educação de Jovens e Adultos/Anos Iniciais) em escolas públicas e posterior prática de
ensino na turma observada.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver a prática de estágio curricular obrigatório em uma turma dos Anos Iniciaisem escolas públicas.
Conteúdo Programático
- Conhecer a realidade das escolas públicas dos municípios nos quais será realizada a
prática;
- Observar a realidade escolar e a turma na qual realizará o estágio dos Anos Iniciais;
- Identificar diferentes práticas pedagógicas na escola de realização do estágio;
- Planejar e executar o projeto de estágio e planos de aula na turma observada;
- Participar das aulas do eixo semanalmente no polo;
prática;
- Observar a realidade escolar e a turma na qual realizará o estágio dos Anos Iniciais;
- Identificar diferentes práticas pedagógicas na escola de realização do estágio;
- Planejar e executar o projeto de estágio e planos de aula na turma observada;
- Participar das aulas do eixo semanalmente no polo;
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília : MEC, SEB, 2012 (Cadernos de formação) Acesse: http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11
- BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997, 166p. Disponível em janeiro de 2014 em http://www.portaleducarbrasil.com.br/Portal.Base/Web/verContenido.aspx?ID=203464
- BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
- BRAZ, G. R. C. Brincando e aprendendo com atividades sensório-motoras. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.
- BORBA, Â.; GOULART, C. As diversas expressões e o desenvolvimento da criança naescola. In: BEAUCHAMP, J; PAGEL, S.; NASCIMENTO, A. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007, p. 47-56.
- CALLAI, Helena Copetti (org). O Ensino em Estudos Sociais. 2. Ed. Ijuí: Unijuí, 2002, p. 55-70.
- DUARTE JUNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Criar edições, 2001.
- FERNANDEZ, Alícia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
- FERREIRA, V. Educação Física: recreação, jogos e desportos. 3 ed. Rio de Janeiro:Sprint, 2010.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo:Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)
Bibliografia Complementar:
- FERREIRA, Herculano. Materiais Populares na Educação Artística. Belo Horizonte: Minas Gerais, 1983.
- FREIRE, Paulo. Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1995.
- FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
- FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo: relato de uma professora. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 1993. FREIRE