Nome da Atividade
LIBRAS I
CÓDIGO
D000889
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Fundamentos linguísticos e culturais da Língua Brasileira de Sinais. Desenvolvimento de habilidades básicas expressivas e receptivas em Libras para promover comunicação entre seus usuários. Introdução aos Estudos Surdos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver as habilidades de recepção e de produção sinalizada, visando às competências linguística, discursiva e sociolinguística na Língua Brasileira de Sinais;Propor uma reflexão sobre o conceito e experiência visual dos surdos a partir de uma perspectiva sócio-cultural e linguística;
Propor uma reflexão sobre o papel da Língua de Sinais na vida dos surdos e nos espaços de interação entre surdos e ouvintes, particularmente nos ambientes educacionais.
Conteúdo Programático
Alfabeto manual;
Números cardinais (de 1- 100);
Batismo do sinal pessoal;
Saudações;
Principais áreas de vocabulário a serem desenvolvidos (nível elementar): ambientes doméstico e escolar; espaços urbanos; calendário; natureza (elementos e fenômenos); família; cores; alimentação (frutas, bebidas e alimentos simples); animais domésticos; materiais escolares; profissões;
Pronomes pessoais, possessivos, interrogativos, demonstrativos;
Aspectos básicos da linguística:
Fonologia ( cinco parâmetros);
Morfologia( singular e plural);
Advérbios de tempo;
Classificadores para formas e descrição de objetos;
Verbos para comunicação básica (cotidiano):
Verbos: formas afirmativas e negativas
Aspectos do diálogo em libras;
Introdução aos estudos surdos: língua, educação, culturas surdas e interpretação;
Números cardinais (de 1- 100);
Batismo do sinal pessoal;
Saudações;
Principais áreas de vocabulário a serem desenvolvidos (nível elementar): ambientes doméstico e escolar; espaços urbanos; calendário; natureza (elementos e fenômenos); família; cores; alimentação (frutas, bebidas e alimentos simples); animais domésticos; materiais escolares; profissões;
Pronomes pessoais, possessivos, interrogativos, demonstrativos;
Aspectos básicos da linguística:
Fonologia ( cinco parâmetros);
Morfologia( singular e plural);
Advérbios de tempo;
Classificadores para formas e descrição de objetos;
Verbos para comunicação básica (cotidiano):
Verbos: formas afirmativas e negativas
Aspectos do diálogo em libras;
Introdução aos estudos surdos: língua, educação, culturas surdas e interpretação;
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da Língua Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009
- PIMENTA, Nelson. LIBRAS – Unidade 1. Rio de Janeiro: LSB Vídeo, 2008;
- STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008;
Bibliografia Complementar:
- LOPES, Maura Corcini. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007
- FADERS. Mini Dicionario do Centro de Formaçao de profissionais da educação e de antendimento às pessoas com surdez. MEC/SEEPSP/FADERS. 2ª Ediçao. Porto alegre: 2008. Disponível HTTP://portaldeacessibilidade.rs.gov.br/portal/uplods/dicionario_libras_cas_faders.pdf;
- HONORA, Márcia; FRIZANCO, Mary Lopes Esteves. Livro ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez (Vol. 1). São Paulo: Ciranda Cultural, 2009;
- VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; LOPES, Maura Corcini (orgs.). Educação de surdos: políticas, língua de sinais, comunidade e cultura surda. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.