Nome da Atividade
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S
CÓDIGO
D000894
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I

Ementa

Estudo do uso das ferramentas de EAD em escolas de Educação do Campo e nos movimentos sociais; noções básicas das ferramentas de EAD; construção de planos de ação com o uso das ferramentas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar o uso das ferramentas de EAD em escolas de Educação do Campo e nos movimentos sociais; noções básicas das ferramentas de EAD; construção de planos de ação com o uso das ferramentas.

Conteúdo Programático

O que é EAD?
Ferramentas de EAD
Educação do Campo e Movimentos Sociais
As possibilidades do uso das ferramentas de EAD nas escolas dos campo e movimentos Sociais
Construção de Planos de ação
Diferentes estratégias de registros das experiências

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GOHN, Maria Da Gloria. Movimentos Sociais No Inicio Do Seculo Xxi. Vozes, 2003.
  • Moran, J. M.; BEHRENS, Marilda Aparecida; MASSETO, Marcos T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus. 12ª edição, 2006.
  • KIELING, José Fernando. 'A realidade como realidade humana'. In: KIELING, J. F, et al. (orgs.):. A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFPel. Pelotas, Editora Gráfica Universitária, 2010, pp. 109-110.
  • FREIRE, Paulo & HORTON, Myles. O Caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Editora Vozes.
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues & STRECK, Danilo Romeu. Pesquisa participante: o saber da partilha. Editora Idéias e Letras, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • MOORE, Michael & KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. Pioneiro, 2007.
  • MIRANDA, Rose Adriana Andrade de. 'Relato da história escolar de Gabriel'. In: Kieling, J. F, et al. (orgs.):. A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFPel. Pelotas, Editora Gráfica Universitária, 2010, pp. 113-117.
  • MION, Rejane Aurora e SAITO, Carlos Hiroo (org.). Investigação-Ação: Mudando o Trabalho de Formar Professores. Ponta Grossa: Planeta, 2001.
  • DE BASTOS. Fábio da Purificação. ‘Investigação-ação e profissionalização de professores'. In: Kieling, J. F, et al. (orgs.):. A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFPel. Pelotas, Editora Gráfica Universitária, 2010, pp. 159-161.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Sobradinho (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo São José do Norte (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Itaqui (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo São Sepé (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Sapiranga (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Jaguarão (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Rosário Sul (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Herval (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Três Passos (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Camargo (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Cerro Largo (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Picada Café (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Quaraí (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Restinga Sêca (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Serafina Corrêa (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Vila Flores (Licenciatura)
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S Educação do Campo - Polo Santo Antônio da Patrulha (Licenciatura)

Página gerada em 20/04/2024 12:10:45 (consulta levou 0.131331s)