Nome da Atividade
O USO DAS FERRAMENTAS DE EAD ESC.CAMPO E M S
CÓDIGO
D000894
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Estudo do uso das ferramentas de EAD em escolas de Educação do Campo e nos movimentos sociais; noções básicas das ferramentas de EAD; construção de planos de ação com o uso das ferramentas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar o uso das ferramentas de EAD em escolas de Educação do Campo e nos movimentos sociais; noções básicas das ferramentas de EAD; construção de planos de ação com o uso das ferramentas.Conteúdo Programático
O que é EAD?
Ferramentas de EAD
Educação do Campo e Movimentos Sociais
As possibilidades do uso das ferramentas de EAD nas escolas dos campo e movimentos Sociais
Construção de Planos de ação
Diferentes estratégias de registros das experiências
Ferramentas de EAD
Educação do Campo e Movimentos Sociais
As possibilidades do uso das ferramentas de EAD nas escolas dos campo e movimentos Sociais
Construção de Planos de ação
Diferentes estratégias de registros das experiências
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GOHN, Maria Da Gloria. Movimentos Sociais No Inicio Do Seculo Xxi. Vozes, 2003.
- Moran, J. M.; BEHRENS, Marilda Aparecida; MASSETO, Marcos T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus. 12ª edição, 2006.
- KIELING, José Fernando. 'A realidade como realidade humana'. In: KIELING, J. F, et al. (orgs.):. A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFPel. Pelotas, Editora Gráfica Universitária, 2010, pp. 109-110.
- FREIRE, Paulo & HORTON, Myles. O Caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Editora Vozes.
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues & STRECK, Danilo Romeu. Pesquisa participante: o saber da partilha. Editora Idéias e Letras, 2007.
Bibliografia Complementar:
- MOORE, Michael & KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. Pioneiro, 2007.
- MIRANDA, Rose Adriana Andrade de. 'Relato da história escolar de Gabriel'. In: Kieling, J. F, et al. (orgs.):. A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFPel. Pelotas, Editora Gráfica Universitária, 2010, pp. 113-117.
- MION, Rejane Aurora e SAITO, Carlos Hiroo (org.). Investigação-Ação: Mudando o Trabalho de Formar Professores. Ponta Grossa: Planeta, 2001.
- DE BASTOS. Fábio da Purificação. ‘Investigação-ação e profissionalização de professores'. In: Kieling, J. F, et al. (orgs.):. A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFPel. Pelotas, Editora Gráfica Universitária, 2010, pp. 159-161.