Nome da Atividade
SEGURANÇA DE LABORATÓRIOS EM QUÍMICA
CÓDIGO
D001095
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O ambiente laboratorial. Normas de segurança no laboratório. Tipos de equipamentos e principais vidrarias de laboratório Produtos químicos e seus efeitos. Substâncias mutagênicas e seu manuseio seguro. Manuseio e cuidadosno preparo de soluções ácidas e básicas. Descrição das principais classes de produtos químicos segundo a classificação da ONU Noções básicas de prevenção e combate a incêndios. Procedimentos de descarte e tratamentos dos resíduos de laboratórios de química. Legislação.

Objetivos

Objetivo Geral:

capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e instrumentais, para que este julgue os riscos e certifique-se das formas de controle dos elementos necessários para a condução de experimentos em laboratórios químicos com segurança.

Conteúdo Programático

PARTE TEÓRICA
UNIDADE 1
1.1. O ambiente laboratorial e Normas de segurança no laboratório. Identificação dos equipamentos de proteção de uso individual e coletivo. Acidentes comuns em laboratório.
1.2. Produtos químicos e seus efeitos. Substâncias mutagênicas e seu manuseio seguro. Principais simbologias encontradas nos rótulos dos produtos químicos. Identificação e propriedades destas.
1.3. Tipos de equipamentos e principais vidrarias de laboratório. Formas comuns de aquecimento em laboratório, cuidados e procedimentos corretos.
UNIDADE 2
2.1. Descrição das principais classes de produtos químicos segundo a classificação da ONU. Propriedades físico-químicas (solubilidade, inflamabilidade, compatibilidade, temperaturas d fusão e ebulição).
2.2. Manuseio e cuidados no preparo de soluções ácidas e básicas em laboratório.
2.3. Formas corretas de armazenamento de substâncias. Descrição de um almoxarifado para produtos químicos.
UNIDADE 3
3.1 Noções básicas de prevenção e combate a incêndios. Classes de extintores, manuseio, procedimentos corretos, aplicações.
3.2. Procedimentos de descarte e tratamentos dos resíduos de laboratórios de química. Compatibilidade das diferentes classes de substâncias.
3.3. Noções de Legislação sobre usos, descartes, armazenamento de produtos químicos, (leis ambientais, etc.)

PARTE PRÁTICA
- Reconhecimento de um ambiente laboratorial, equipamentos de proteção individual e coletiva, capelas, exaustores, extintores e normas gerais de segurança;
- Introdução ao estudo dos reagentes químicos sólidos, líquidos e gasosos: simbologia química e rótulos; soluções ácidas e básicas; metais; cuidados e manipulações;
.-Reconhecimento das principais classes de extintores e suas utilizações;
- Principais vidrarias e materiais encontrados em laboratório: usos específicos, cuidados e manipulações;
- Principais formas de aquecimento em Laboratório e usos específicos para solventes voláteis e não voláteis. Utilização de: estufa, mufla, mantas de aquecimento (sistema de refluxo), chapas de aquecimento, banho de areia, evaporador rotativo entre outros;
- Resíduos em Laboratório: descartes; cuidados, substâncias corrosivas, mutagênicas, inflamáveis e ácidas, básicas: grau de toxicidade; incompatibilidades; formas de organização de um almoxarifado;

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Ghilardi, A. J. P.; Barbosa, J. E.; Constantino, M. G.; Carvalho, T. L.; Satake, T. Manual De Segurança Em Laboratórios, Ribeirão Preto: Campus USP, 1993.
  • CARVALHO, P. R. Boas Práticas Químicas Em Biossegurança. Ri De Janeiro: Interciência, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • Segurança e Medicina do Trabalho: Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. 37. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
  • LENGA, R. E. Sigma-Aldrich Library of Chemical Safety Data. 2. ed., Milwankee, 1988. - GOMES, A. G. Sistemas de Prevenção contra Incêndios. Rio deJaneiro: Interciência, 1998.
  • MIGUEL, R. S. S. A. Manual de Higiene e Segurança do Trabalho. Porto alegre: PO, 1995.

Página gerada em 28/03/2024 21:07:58 (consulta levou 0.136239s)