Nome da Atividade
ICONOLOGIA E ICONOGRAFIA
CÓDIGO
0790063
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Compreensão dos conceitos de iconografia e de iconologia e seu emprego na História da Arte e da cultura. Estudo da pertinência da Iconografia e da Iconologia no campo da Conservação e Restauração. Análise da obra de arte enquanto potencial de discurso e de entendimento. Identificação de elementos compositivos das obras de arte. Reconhecimento dos principais temas representados nas obras de arte e interpretação de seus conteúdos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver leituras e interpretações iconológicas relacionadas a contextos históricos específicos e suas iconografias.

Conteúdo Programático

Conceitos de iconografia e de iconologia e seu emprego na História da Arte e da cultura;
A Iconografia e da Iconologia no campo da Conservação e Restauração;
A obra de arte enquanto potencial de discurso e de entendimento;
Elementos compositivos das obras de arte;
Principais temas representados nas obras de arte e interpretação de seus conteúdos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARTHOLOMEU, Cezar (Org.). Dossiê Aby Warburg. Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n.10, 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2015.
  • PANOFSKY, Erwin. Estudos de Iconologia: Temas Humanísticos na Arte do Renascimento. Lisboa: ESTAMPA, 1986.
  • PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1979.
  • RIPA, Cesare. Iconologia: or, Moral Emblems. London: Benj. Motte. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2015.
  • TREVISAN, Armindo. Como Apreciar a Arte: do Saber ao Sabor: uma Síntese Possível. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.

Bibliografia Complementar:

  • CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
  • GOMBRICH, Ernest. Arte e Ilusão: Um Estudo da Psicologia da Representação Pictórica. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • GOMBRICH, Ernest. A História da Arte. 16.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1999.
  • GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
  • JANSON, H.W. História Geral da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.3v.
  • OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
  • READ, Herbert. As origens da Forma na Arte. Rio de Janeiro: Zarar, 1967.
  • WOLFFLIN, H. Conceitos Fundamentais da História da Arte: O Problema da evolução de estilos na arte mais recente. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Página gerada em 29/03/2024 12:15:42 (consulta levou 0.111517s)