Nome da Atividade
CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE PINTURAS II
CÓDIGO
0790069
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
Ementa
Diagnóstico das degradações, consolidação de suportes e restauração de pinturas. Aplicação de medidas de segurança no trabalho, na organização do laboratório e na execução de restaurações. Procedimentos de restauração de pinturas em diferentes suportes. Reflexão sobre a teoria aplicada na conservação e da restauração de pinturas. Orientação sobre o espeito às técnicas, à história e ao valor cultural dos objetos. Registro dos aspectos que envolvem os processos de restauração de pinturas. Pesquisa sobre materiais e técnicas na execução de processos de restauração de pinturas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver no aluno o conhecimento de técnicas relacionadas conservação e restauração de pinturas.Conteúdo Programático
Técnicas de higienização, limpeza, e acondicionamento;
Conservação sobre pinturas de cavalete em diferentes suportes;
Conservação preventiva, conservação curativa e restauração em pinturas de cavalete;
Elaboração de relatórios, de vistoria e monitoramento de pinturas;
A conservação de pinturas;
Documentação de pinturas;
Propriedades das técnicas de pintura;
Materiais próprios para a conservação e restauração de pinturas;
Os diferentes suportes de pinturas de cavalete;
Técnicas de reintegração pictórica.
Conservação sobre pinturas de cavalete em diferentes suportes;
Conservação preventiva, conservação curativa e restauração em pinturas de cavalete;
Elaboração de relatórios, de vistoria e monitoramento de pinturas;
A conservação de pinturas;
Documentação de pinturas;
Propriedades das técnicas de pintura;
Materiais próprios para a conservação e restauração de pinturas;
Os diferentes suportes de pinturas de cavalete;
Técnicas de reintegração pictórica.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BALDINI, Umberto. Teoria del Restauro e Unitá di Metodologia. Firenze: Nardini, 1982. 2v.
- BRAGA, Márcia. Conservação e Restauro: Madeira, Pintura sobre Madeira, Douramento, Estuque, Cerâmica, Azulejo, Mosaico. Rio de Janeiro: Rio, 2003.
- BRAGA, Márcia. Conservação e Restauro: Pedra, Pintura Mural e Pintura em Tela. Rio de Janeiro: Rio, 2003.
- BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. São Paulo: Artes e Ofícios, 2004.
- CALVO, Ana. Conservación y Restauración: Materiales, Técnicas y Procedimientos de la A a la Z. 3 ed. Barcelona: Serbal, 2003.
- CALVO, Ana. Técnicas e Conservação de Pintura. Porto: Civilização, Centro de Investigação em Ciencia e Tecnologias da Universidade Católica Portuguesa, 2006.
- CALVO, Ana e CASTRO, Laura. (Org.) Através da Pintura: Olhares sobre a Matéria – Estudos sobre Pintores no Norte de Portugal. Porto: Universidade Católica do Porto, CITAR, 2011.
- ALVO, Ana. Conservación y Restauración de Pintura sobre Lienzo. Barcelona: Serbal, 2002.
- CURIE, Pierre. (Coord. Cient.) Poussin: Restauração: Hymeneus Travestido Assistindo a uma Dança em Honra a Príapo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Instituto Totem Cultural, 2009.
- HAARTAMAN, Etrella Arcos Von; GORDILLO, Jose Rodríguez; NAVAS, Antonio Sánchez. Metodologia y Tecnologia en la Restauración de Obras Pictóricas del Siglo de Oro Español de la Catedral de Almeria. Granada: Universidad de Granada, 1992.
- KECK, Sheldon. Algumas Controvérsias sobre a Limpeza de Pinturas: Passado Presente. Maio de 1991.
- Manual de Preservación y Primeiros Auxilios. Bogotá: Instituto Colombiano de Cultura, 1985.
- MARTOS. Diaz. Restauración y Conservación del Arte Pictórico. Madrid: Arte Restauro, 1975.
- MAYER, Ralph. Manual do Artista de Técnicas e Materiais. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
- MENDES, Marylka (Org.) et al. Conservação: Conceitos e Práticas. 2.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.
- MENDES, Marylka; BAPTISTA, Antônio Carlos Nunes. Restauração: Ciência e Arte. Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 1998.
- NICOLAUS, Kunt. Manual de Restauración de Cuadros. Verlagsgesellchaft: Könemann, 2003.
- OURIQUES, Evando Vieira; LINNEMANN, Ana; LANARI, Roberto. Manuseio e Embalagem de Obras de Arte. Manual. Rio de Janeiro: Funarte, Instituto Nacional de Artes plásticas, 1989.
- PASCOAL, Eva e PATIÑO, Mireia. O Restauro de Pintura. Barcelona: Estampa, 2002
- RODRIGUEZ, Leocadio Melchior. La Praxis de la Restauración en el Taller de Pintura. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 1987.
- SCICOLONE, Giovanna C. Restauración de la Pintura Contemporánea. San Sebastián: Neres, S.A., 2002.
- STOUT, George L. Restauración y Conservación de Pinturas. Madrid: Técnos, 1960.
Bibliografia Complementar:
- ARENAS, José Fernández. Introducción a la Conservación del Patrimônio y Técnicas Artísticas. Barcelona: Ariel, 1996.
- BURGI, Sergio; MENDEZ, Marylca e BAPTISTA, Antônio Carlos Nunes. (org.) Materiais Empregados em Conservação – Restauração de Bens Culturais. Rio de Janeiro: Banco de dados da ABRACOR, 1990.
- CENNINI, Cennino. El Libro del Arte. Madrid: Akal, 1988.
- DUVIVIER, Edna May. Como Preservar Pinturas, Papéis e Livros. Rio de Janeiro: Companhia Brasileira de Artes Gráficas, S/d.
- GONZÁLEZ-VARAS, Ignacio. Conservación de Bienes Culturales. Teoría, Historia, Principios y Normas. 6. ed. Madrid: Catedra, 2008.
- GÓMEZ GONZÁLEZ, Maria Luisa. Examen Científico Aplicado a la Conservación de Obras de Arte. Madrid: Instituto de Conservación y Restauración de Bienes Culturales, Baroa, S.L., 1994.
- HARR, Jonathan. O Quadro perdido: A Busca de uma Obra Prima de Caravaggio. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2006.
- MIGUEL, Ana Maria Macarrón. Historia de la Conservación y la Restauración. Madrid: Tecno S. A., 1995.