Nome da Atividade
CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE PINTURAS II
CÓDIGO
0790069
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8

Ementa

Diagnóstico das degradações, consolidação de suportes e restauração de pinturas. Aplicação de medidas de segurança no trabalho, na organização do laboratório e na execução de restaurações. Procedimentos de restauração de pinturas em diferentes suportes. Reflexão sobre a teoria aplicada na conservação e da restauração de pinturas. Orientação sobre o espeito às técnicas, à história e ao valor cultural dos objetos. Registro dos aspectos que envolvem os processos de restauração de pinturas. Pesquisa sobre materiais e técnicas na execução de processos de restauração de pinturas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver no aluno o conhecimento de técnicas relacionadas conservação e restauração de pinturas.

Conteúdo Programático

Técnicas de higienização, limpeza, e acondicionamento;
Conservação sobre pinturas de cavalete em diferentes suportes;
Conservação preventiva, conservação curativa e restauração em pinturas de cavalete;
Elaboração de relatórios, de vistoria e monitoramento de pinturas;
A conservação de pinturas;
Documentação de pinturas;
Propriedades das técnicas de pintura;
Materiais próprios para a conservação e restauração de pinturas;
Os diferentes suportes de pinturas de cavalete;
Técnicas de reintegração pictórica.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BALDINI, Umberto. Teoria del Restauro e Unitá di Metodologia. Firenze: Nardini, 1982. 2v.
  • BRAGA, Márcia. Conservação e Restauro: Madeira, Pintura sobre Madeira, Douramento, Estuque, Cerâmica, Azulejo, Mosaico. Rio de Janeiro: Rio, 2003.
  • BRAGA, Márcia. Conservação e Restauro: Pedra, Pintura Mural e Pintura em Tela. Rio de Janeiro: Rio, 2003.
  • BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. São Paulo: Artes e Ofícios, 2004.
  • CALVO, Ana. Conservación y Restauración: Materiales, Técnicas y Procedimientos de la A a la Z. 3 ed. Barcelona: Serbal, 2003.
  • CALVO, Ana. Técnicas e Conservação de Pintura. Porto: Civilização, Centro de Investigação em Ciencia e Tecnologias da Universidade Católica Portuguesa, 2006.
  • CALVO, Ana e CASTRO, Laura. (Org.) Através da Pintura: Olhares sobre a Matéria – Estudos sobre Pintores no Norte de Portugal. Porto: Universidade Católica do Porto, CITAR, 2011.
  • ALVO, Ana. Conservación y Restauración de Pintura sobre Lienzo. Barcelona: Serbal, 2002.
  • CURIE, Pierre. (Coord. Cient.) Poussin: Restauração: Hymeneus Travestido Assistindo a uma Dança em Honra a Príapo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Instituto Totem Cultural, 2009.
  • HAARTAMAN, Etrella Arcos Von; GORDILLO, Jose Rodríguez; NAVAS, Antonio Sánchez. Metodologia y Tecnologia en la Restauración de Obras Pictóricas del Siglo de Oro Español de la Catedral de Almeria. Granada: Universidad de Granada, 1992.
  • KECK, Sheldon. Algumas Controvérsias sobre a Limpeza de Pinturas: Passado Presente. Maio de 1991.
  • Manual de Preservación y Primeiros Auxilios. Bogotá: Instituto Colombiano de Cultura, 1985.
  • MARTOS. Diaz. Restauración y Conservación del Arte Pictórico. Madrid: Arte Restauro, 1975.
  • MAYER, Ralph. Manual do Artista de Técnicas e Materiais. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • MENDES, Marylka (Org.) et al. Conservação: Conceitos e Práticas. 2.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.
  • MENDES, Marylka; BAPTISTA, Antônio Carlos Nunes. Restauração: Ciência e Arte. Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 1998.
  • NICOLAUS, Kunt. Manual de Restauración de Cuadros. Verlagsgesellchaft: Könemann, 2003.
  • OURIQUES, Evando Vieira; LINNEMANN, Ana; LANARI, Roberto. Manuseio e Embalagem de Obras de Arte. Manual. Rio de Janeiro: Funarte, Instituto Nacional de Artes plásticas, 1989.
  • PASCOAL, Eva e PATIÑO, Mireia. O Restauro de Pintura. Barcelona: Estampa, 2002
  • RODRIGUEZ, Leocadio Melchior. La Praxis de la Restauración en el Taller de Pintura. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 1987.
  • SCICOLONE, Giovanna C. Restauración de la Pintura Contemporánea. San Sebastián: Neres, S.A., 2002.
  • STOUT, George L. Restauración y Conservación de Pinturas. Madrid: Técnos, 1960.

Bibliografia Complementar:

  • ARENAS, José Fernández. Introducción a la Conservación del Patrimônio y Técnicas Artísticas. Barcelona: Ariel, 1996.
  • BURGI, Sergio; MENDEZ, Marylca e BAPTISTA, Antônio Carlos Nunes. (org.) Materiais Empregados em Conservação – Restauração de Bens Culturais. Rio de Janeiro: Banco de dados da ABRACOR, 1990.
  • CENNINI, Cennino. El Libro del Arte. Madrid: Akal, 1988.
  • DUVIVIER, Edna May. Como Preservar Pinturas, Papéis e Livros. Rio de Janeiro: Companhia Brasileira de Artes Gráficas, S/d.
  • GONZÁLEZ-VARAS, Ignacio. Conservación de Bienes Culturales. Teoría, Historia, Principios y Normas. 6. ed. Madrid: Catedra, 2008.
  • GÓMEZ GONZÁLEZ, Maria Luisa. Examen Científico Aplicado a la Conservación de Obras de Arte. Madrid: Instituto de Conservación y Restauración de Bienes Culturales, Baroa, S.L., 1994.
  • HARR, Jonathan. O Quadro perdido: A Busca de uma Obra Prima de Caravaggio. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2006.
  • MIGUEL, Ana Maria Macarrón. Historia de la Conservación y la Restauración. Madrid: Tecno S. A., 1995.

Página gerada em 29/03/2024 05:48:16 (consulta levou 0.105807s)