Nome da Atividade
METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES
CÓDIGO
1448054
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA EAD
0
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Elaboração de projeto de pesquisa de acordo com as normas científicas vigentes. Abordagem e escolha de metodologia e fundamentação teórica adequada ao desenvolvimento do projeto. As particularidades da pesquisa em poéticas visuais e as distinções entre o campo da poética e o campo da estética. A poética como ciência da arte vinculada às implicações do fazer (poïein), levando em conta o processo de trabalho e as inúmeras relações que o artista estabelece a partir da sua obra em construção.

Objetivos

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

1. Apresentação da disciplina, do programa e da bibliografia. A disciplina e as formas de avaliação (critérios). As particularidades da pesquisa em poéticas visuais. Distinções a pesquisa no campo da poética e no campo da estética.
2. Normas técnicas: ABNT. Pesquisa em arte e pesquisa sobre arte.
3. Técnicas de estudo: leitura, estudo, resumos, anotações, fichas de leitura. Método da leitura eficiente.
4. Resumos, esquemas e fluxogramas. Mapas conceituais.
5. Pesquisa bibliográfica, referências. Citação direta, citação indireta, paráfrase. Notas de rodapé, notas explicativas.
6. Projeto de pesquisa: definição do objeto de estudo, escolha do tema, relevância do tema.
7. Método de abordagem do objeto de estudo.
8. Estrutura do projeto de pesquisa: introdução, desenvolvimento, conclusão, anexos, apêndices. Justificativa, objetivos, metodologia, cronograma.
9. Pré-texto, texto e pós-texto.
10. a 17. Seminários de apresentação dos projetos de pesquisa dos alunos participantes.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. Informações e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro. 2002.
  • BASBAUM, Ricardo. Pensar com arte: o lado de fora da crítica. In: ZIELINSKY (org.), Fronteiras, arte crítica e outros ensaios. Porto Alegre: UFRGS, 2003, p. 168.
  • ECO, U. Como se faz uma tese. 20ed., São Paulo: Perspectiva, 2005.
  • FERREIRA, L.G.R. Redação Científica: como escrever artigos, monografias, dissertações e teses. Fortaleza: UFC, 1994.
  • GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
  • JIMENEZ, Marc. O que é Estética? São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1999.
  • MIRANDA, J. L. C. de.; GUSMÃO, H. R. Os Caminhos do trabalho científico: orientação para não perder o rumo. Brasília: Briquet de Lemos, 2003.
  • PASSERON, René. La poïétique: pour une philosofie de la création. In : Recherches poïétiques, 1975.
  • SÁ, E.S et al. Manual de normalização de trabalhos técnicos, científicos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1994.
  • SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000
  • TESSLER, Elida. BRITES, Blanca (orgs.). O meio como ponto zero, Porto Alegre: UFRGS, 2002. Revista Portoarte nº15, Porto Alegre: UFRGS, 1997
  • VALÉRY, Paul. Aula inaugural do curso de poética. In: Variedades, São Paulo: Iluminuras, 1999, p. 183

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