Nome da Atividade
PLANEJAMENTO E GESTÃO D EVENTOS EM HOTELARIA
CÓDIGO
1680063
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

O Segmento de mercado “Turismo de Eventos” como mecanismo de solução de uma das características das demandas turísticas que é a sazonalidade. Importância dos eventos no contexto dos serviços turísticos, em particular na hotelaria. Tipologia de eventos – dinâmica e características de cada um deles. Legislação Brasileira sobre a Organização de Eventos. Estudo das técnicas de planejamento, organização e operacionalização de eventos. Cerimonial Público e Empresarial na Organização de Eventos – Contemplando o Decreto Federal vigente sobre o assunto. Cerimonial para executivos, incluindo observações sobre hábitos e costumes de outros países, Formas de apresentação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Ofertar aos acadêmicos, noções sobre o mercado de eventos dentro do contexto turístico hoteleiro, visando capacitá-los em conceitos e técnicas de planejamento e execução de eventos, técnicos, científicos, comerciais e de convivência. Dar noções de Legislação no setor. Oferecer aos alunos condições de realizar eventos em todas as áreas.

Conteúdo Programático

I – Eventos: definições.
II – O segmento de mercado “Turismo de Eventos” como mecanismo de solução de uma das características das demandas turísticas que é a sazonalidade.
III – Importância dos eventos no contexto dos serviços turísticos, em particular na hotelaria.
IV – Classificação e Tipologia de eventos: dinâmica e características.
V – Legislação Brasileira sobre eventos.
VI – Captação de eventos.
VII - Eventos no setor hoteleiro.
VIII – A excelência dos serviços em eventos
IX – Cerimonial e Protocolo Público e Empresarial na organização de eventos: contemplando o Decreto Federal vigente sobre o assunto.
X – Estudo das técnicas de planejamento, organização e operacionalização de eventos.
XI – Montagem do evento.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Básica: ANDRADE, Renato Brenol. Manual de Eventos. Caxias do Sul: EDUCS, 1999. BORBA, Antonio Maximo. Planejamento e Organização de Eventos: Viçosa-MG, CPT, 2008. CESCA, Cleuza G. Gimenes. Organização de eventos: manual para planejamento e execução. 10. ed. São Paulo: Summus, 2008. GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de Eventos: teoria e prática. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2003. MARTIN, Vanessa. Manual prático de eventos. São Paulo: Atlas, 2003. MATIAS, Marlene. Organização de Eventos. 3 ed. São Paulo: Manole, 2004. ZANELLA, Luiz Carlos. Manual de Organização de Eventos: Planejamento e Operacionalização. São Paulo: Atlas, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • Complementar: BRITO, Janaina; FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002. JOHNNY, Allen. Organização e gestão de eventos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. NETO, Francisco Paula de. Criatividade em Eventos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2001. ______. Marketing de Eventos. 2 ed. Editora Sprint. TENAN, Ilka Paulete Svissero. Manual Prático de Eventos. São Paulo: Aleph, 2002. Revistas: Revistas dos Eventos Revista Feira&Cia Boletins ABEOC Sites de pesquisa: www.embratur.gov.br www.abraccef.org.br www.ampro.com.br www.fbcevb.com.br www.favecc.org.br www.revistadoseventos.com.br www.abeoc.org.br www.spcvb.com.br www.icca-latinamerica.com www.sindieventos.com.br

Página gerada em 19/04/2024 05:17:53 (consulta levou 0.106477s)