Ir para o conteúdo
BETA

Portal de Informações Institucionais

Universidade Federal de Pelotas

Nome da Disciplina
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
CÓDIGO
1700108
Carga Horária
154 horas
Atividade Complementar
Sim
Periodicidade
Semestral
Modalidade
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
154
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
154
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

As Atividades Complementares contemplam Ensino, Pesquisa e Extensão. Serão aceitos como atividades complementares os itens abaixo relacionados, após o ingresso do aluno no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UFPel, ficando condicionado o estudo de aproveitamento por parte do colegiado.
Serão consideradas atividades complementares:
Disciplinas Optativas: serão consideradas disciplinas eletivas aquelas oferecidas pelo Departamento de Administração e Turismo (extra grade curricular do curso e fora a otpativa obrigatória) ou disciplinas cursadas em outras unidades da UFPel ou outra IES, desde que contribuam com a formação do perfil do Tecnólogo em Gestão Pública (máximo uma disciplina).
Participação em Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão: o aluno poderá contabilizar no máximo 60 horas (sessenta) da carga horária total.
Participação em Seminários, Congressos, Fóruns, Encontros, Palestras, Workshops e Cursos: o aluno poderá solicitar aproveitamento da carga horária total dessas atividades como atividade complementar, desde que relacionadas com a formação do Tecnólogo em Gestão Pública, mediante o encaminhamento de cópia do certificado de participação e relatório da atividade ao Colegiado de Curso, o qual aprovará a atividade.
Semana Acadêmica: a participação será contabilizada integralmente, mediante o encaminhamento de cópia do certificado ao Colegiado.
Prática de Estudos e Atividades Independentes: serão consideradas como prática de estudos e atividades independentes atividades como: cursos de línguas estrangeiras; cursos de redação em Português; Português Instrumental; Comunicação e oratória; cursos de informática. Serão consideradas como válidas as atividades devidamente comprovadas e que foram realizadas após o ingresso do acadêmico no curso de graduação, fica vetado o aproveitamento de tais práticas realizadas antes do ingresso na Universidade.
Serão também considerados como prática de estudos a formação de grupos de estudos, tendo um professor do DAT e/ou de outra unidade da UFPEL como tutor, na prática de estudos de textos, discussões e reflexões de temas relacionados com o curso de Administração, de forma que os participantes dos grupos construam e expressem suas idéias e percepções de forma interativa e criativa, possibilitando a construção do seu conhecimento.
Participação na Diretoria de Empresas Juniores: a participação na diretoria da empresa júnior do Curso de Administração por gestão (01 ano) corresponderá a 60 horas de atividades complementares, mediante comprovante encaminhado ao Colegiado de Curso, com as respectivas atividades realizadas no período, os quais serão avaliados pelo Colegiado de Curso.
Monitoria: da carga horária total de atividades de monitoria o aluno poderá contabilizar no máximo 60 (sessenta) horas como atividade complementar, mediante o encaminhamento do Relatório de Atividades devidamente assinado pelo professor orientador ao Colegiado de Curso.
Ministrante de cursos, palestras, seminário: serão considerados os temas relacionados com a formação do Tecnólogo em Gestão Pública; divulgação do curso; divulgação de projetos de pesquisas e extensão; trabalhos com Escolas da rede Pública (Municipal e Estadual), Escolas Particulares e cursos Pré-Vestibular. Poderá ser contabilizado 20 (vinte) horas por atividade.
Apresentação de Trabalhos em Congressos, Fóruns e Seminários: cada apresentação de trabalho corresponderá a 20 horas, mediante o encaminhamento de uma cópia do trabalho e cópia do comprovante de apresentação, que será avaliada pelo Colegiado de Curso.
Publicações em Revistas e Anais de Congressos: cada trabalho publicado corresponderá a 20 horas, mediante o encaminhamento de cópia do artigo ao Colegiado de Curso, o qual será avaliado pelo mesmo.
Publicações em Jornais: cada trabalho publicado corresponderá a 10 horas, mediante o encaminhamento de uma cópia do artigo ao Colegiado de Curso, o qual será avaliado pelo mesmo.
Atividades Voluntárias: serão consideradas aquelas que contribuem com a formação do aluno e do cidadão, conferindo habilidades especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com ações junto à comunidade (Associações de Bairro, ONGS, Atividades Comunitárias). Serão contabilizadas no máximo 20 (vinte) horas, desde que devidamente comprovadas e avaliada pelo colegiado.
Produção de Vídeos e/ou material audiovisual: serão considerados os materiais produzidos que tenham vinculo com as áreas e/ou disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UFPel, como vídeo aulas e demais materiais produzidos com finalidade didática e/ou relacionada as atividades do Curso, conforme apreciação do Colegiado.
Formação Livre ou Opcional:
Será composta por atividades criadas ou validades pelo Colegiado no decorrer do Curso, bem como pelas Disciplinas Optativas não utilizadas para aproveitamento na formação complementar, quais sejam:
LIBRAS – 68 horas
Gestão Ambiental e Sustentabilidade – 68 horas
Gestão de Serviços no Setor Público – 68 horas
Inovação Tecnológica – 68 horas
Gestão do Conhecimento – 68 horas

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica: