Nome da Atividade
PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
CÓDIGO
1000153
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Fundamentos históricos, epistemológicos e metodológicos da Psicologia histórico-cultural. Estudo das principais idéias de Lev S. Vygotsky.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer a psicologia histórico-cultural; Estudar as principais idéias de Lev S. Vygotsky.

Conteúdo Programático

1. Fundamentos históricos, epistemológicos e metodológicos da psicologia histórico-cultural.
2. Estudo da história pessoal e intelectual, e das principais idéias de Lev S. Vygotsky (mediação, pensamento e linguagem, desenvolvimento e aprendizagem).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • REGO, Tereza C. Vygotsky – Uma Perspectiva Historico-Cultural da Educação. SP: Vozes, 1997
  • VIGOTSKI, Lev S. 1896-1934. A construção do pensamento e da linguagem/ Lev Semenovich Vigotsky. Trad. Paulo Bezerra. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. 496p. (Biblioteca pedagógica)
  • VIGOTSKII, L. S., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N.. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 3 ed.

Bibliografia Complementar:

  • MEIRA, Marisa Eugênia M.; FACCI, Marilda G.D (org.). Psicologia histórico-cultural: contribuições para o encontro entre a subjetividade e a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
  • OLIVEIRA, Marta K. Vygotsky Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2009.
  • VAN DER VEER, René; VALSINER, Jaan. Vygotsky uma síntese. Trad. Cecília C. Bartalotti. 5ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006. 479p.

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