Nome da Atividade
COMUNICAÇÃO E CIDADANIA
CÓDIGO
1320085
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conceituação e caracterização de Cidadania e Ética. A construção do cidadão e os espaços da cidadania. O papel da comunicação no contexto social atual e na construção da cidadania. A interface entre comunicação e os Direitos Humanos. As tecnologias de informação e comunicação e a inclusão social. A comunicação como ferramenta de construção e exercício da cidadania.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover debate e reflexão sobre cidadania a partir da análise do papel da comunicação e da prática do jornalismo.

Conteúdo Programático

Unidade I: Conceituação e Caracterização de Cidadania e Ética. O Direito Humano à Comunicação. A construção do cidadão e os espaços da cidadania. O papel da comunicação no contexto social atual e na construção da cidadania.
Unidade II: Democratização dos Meios de Comunicação, Comunicação Popular, Comunicação Comunitária, Mídia Alternativa, Educomunicação.
Unidade III: Cidadania, redes e novas tecnologias Inclusão digital: Redes sociais na internet e a ação política.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBALHO, Alexandre ; FUSER, Bruno ; COGO, Denise Maria (Org). Comunicação para a cidadania: temas e aportes teórico-metodológicos . São Paulo: Intercom, 2010. COSTA, Caio Tulio. Ética, jornalismo e nova mídia: uma moral provisória . Rio de Janeiro: Zahar, 2009. PERUZZO, Cicilia K. . A Comunicação Comunitária e Alternativa em Pontos de Cultura na Capital de São Paulo. Razón y Palabra, n.86, abr-jun. 2014 p. 1-22. Disponível em: http://www.razonypalabra.org.mx/N/N86/M86/01_Krohling_M86.pdf PERRUZO, Cicilia M. Krohling. Conceitos de comunicação popular, alternativa e comunitária revisitados: Reelaborações no setor. Palabra Clave, vol 11, Nº 2, dez. 2008. Disponível em: http://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/article/view/1503/1690 PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Comunicação comunitária e educação para a cidadania. PCLA, vol 4, nº 1, out/nov/dez 2002. Disponível em: http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista13/artigos%2013-3.htm

Bibliografia Complementar:

  • BARBOSA Ana Mãe; AMARAL, Lilian (Orgs.) Interterritorialidade – Mídias, contextos e educação. São Paulo: Edit. Senac, 2008. BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999. KARAM, Francisco José Castilhos. A ética jornalística e o interesse público. São Paulo: Summus, 2004. VARELA, Aida. Informação e construção da cidadania. Brasília: Thesaurus, 2007.

Página gerada em 29/03/2024 11:05:39 (consulta levou 0.051133s)