Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE
CÓDIGO
1440130
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução à História da Arte. O panorama da Arte. Abordagem introdutória acerca das
produções artísticas (estilos, tendências estéticas e escolas) desde a Pré-história até as
propostas Contemporâneas nas suas relações com o quadro histórico de que são resultado.
Arte do Brasil. Representações do Corpo na História da Arte.

Objetivos

Objetivo Geral:

Examinar, através dos tempos, as mudanças da Arte e investigar o pensamento estéticofilosófico
como forma de apreciação;
- Problematizar a produção de arte;
- Habilitar o aluno a reconhecer os diferentes estilos artísticos e suas relações com a história,
a política, a economia, a religião e a sociedade nas suas relações com a arte emergente em
cada período.
- Estimular no aluno o gosto pelo estudo da História da Arte e sua capacidade crítica.
Desenvolver sua percepção visual e sensibilidade artística.

Conteúdo Programático

Introdução da História da Arte: origem e desdobramentos;
- Relações entre Arte e História. A arte como fenômeno social. Sociedade e arte.
-Manifestações das Artes Visuais em interface com as representações do Corpo:
- Arte pré-histórica e mesopotâmica
- Arte egípcia
- Arte grega
- Arte romana
- Arte românica e gótica
- Renascimento
- Barroco
- Neoclassicismo e Romantismo
- Impressionismo / Belle Époque / Art Nouveau
- Expressionismo e Cubismo
- Futurismo e Dadaísmo
- Surrealismo
- Arte Op, Arte Pop
- Tendências contemporâneas (Arte Povera, Transvanguardas, Minimalismo, Arte Conceitual,
Performances, Happenings, Land Art, BodyArt, Fluxus, Instalações, Media-Art, Bio-Art).
- Arte no Brasil, corpo e Representação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AGRA, Lucio. História da Arte no século XX: idéias e movimentos. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004. ARGAN, Giulio Carlo. Guia de História da Arte. 1ª edição. Editorial Estampa. 1994. BAUMGART, Fritz. Breve História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2007. BAZIN, História da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989. CAVALCANTI, CARLOS. História das Artes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, vol. I/II. CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1991. CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do Corpo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos. São Paulo: Cosac Naify, 2011. DUARTE JR., João Francisco. O que é beleza: experiência estética. São Paulo: Brasiliense, 1991. GOMBRICH, Ernst. A História da Arte. 18ª edição. Editora LTC. 2000. HAUSER, ARNOLD. História Social da Literatura e da Arte. São Paulo: Mestre Jou, Tomo I e II, 1982. HAUSER, Arnold. Teorias da arte. Lisboa: Presença, 1988. JANSON, H.W; JANSON, Anthony. Iniciação à História da Arte. 3ª edição. Editora WMF Martins Fontes. 2009. LELOUP, Jean-Yves. O Corpo e seus Símbolos. Petrópolis: Vozes, 2000. MATOS, Maria Izilda; SOIHET, Rachel. O corpo feminino em debate. São Paulo: UNESP, 2003. PANOFSKY, E. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1979. PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2008. WÖLLFLIN, H. Conceitos Fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Bibliografia Complementar:

  • AGUILAR, Nelson (org.). Bienal Brasil Século XX. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994. ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Cia das Letras, 1992. BASBAUM, R. Arte brasileira contemporânea. Texturas. Dicções. Estratégias. Rio de Janeiro, 2001. BAYER, Raymond. História da estética. 1ª edição. Editora Estampa. 1979. BURNES, EDWARD Mc NALL. História da Civilização Ocidental. Porto Alegre: Ed. Globo, 1979. CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea. Uma introdução. 1ª edição. Editora Martins. 2005. COLI, J. O que é Arte. São Paulo: Brasiliense, 1981. COSTA. Cristina. Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico.Ed. Reform. São Paulo: Moderna, 2004. DE FUSCO, Renato. História da Arte Contemporânea. Lisboa: Editorial Presença, 1988. DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007. ECO, Umberto (Org.). História da Beleza. Rio de Janeiro/ São Paulo: Record, 2004. GHIRALDELLI JR., Paulo. O corpo: filosofia e educação. São Paulo: Ática, 2007. LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003. SCHMITT, Jean-Claude. A Moral dos Gestos. IN.: SANT’ ANNA, Denise Bernuzzi de. Políticas do Corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995. BOIA, Lucian. Pour Une Histoire de L´Imaginaire. Paris, Les Belles Lettres, 1998. MOLINER, Pascal. Images et Répresentations Sociales: de la théorie des répresentationns à l´ étude des images sociales. Grenoble, Presses Universitaires de Grenoble, 1996. GOLDBERG, R. A arte da performance. Do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006. HONNEF, Klaus. Arte Contemporânea. Colônia: Taschen, 1992. JANSON, H.W. História da Arte: Panorama das Artes Plásticas da Pré-História à atualidade. Lisboa: Fundação Gulbenkian,1977. JIMENEZ, Marc. O que é estética? São Leopoldo: Ed. Unisinos, 1999. MARTIN, S. Vídeo arte. Colônia: Taschen, 2006. MELO, A. O que é arte. Lisboa: Difusão Cultural, 19

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