Nome da Atividade
ESTÉTICA APLICADA A DANÇA
CÓDIGO
D000271
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução ao estudo da Estética. Arte e Beleza, Conteúdo e Forma. Conhecimentos teóricofilosóficos
direcionados à Dança. O Saber Sensível. Corpo, Movimento e Gesto. Estéticas da
Dança: técnica, ensino, fruição e formação de público. Análise de Espetáculo.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Apresentar conceitos relativos ao estudo da Estética a partir de uma abordagem direcionada
ao estudo da dança e seus desdobramentos;
- Refletir sobre as noções de corpo, arte, beleza, movimento e gesto na perspectiva da
construção de conhecimento em dança;
- Problematizar o estudo da Estética aplicada à Dança, com ênfase à condição de saber
sensível, na perspectiva da formação profissional do docente de dança.

Conteúdo Programático

Introdução ao Pensamento Estético
Estética e Beleza
Definição de Arte
Conteúdo e Forma na Arte
Saber Sensível: anticartesianismo e outras teorias do corpo
Corpo, Movimento e Gesto na Dança
Técnicas e Estéticas na/de Dança
Formação Estética no Ensino de Dança
Fruição e Formação de Público para Dança
Análise de Espetáculos de Dança

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DANTAS, Mônica. Dança – o enigma do movimento. Porto Alegre: Ed. UFGRS, 1999. LE BRETON, David. Antropologia do Corpo e Modernidade. Petrópolis: Vozes, 2012. PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997. VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Convite à Estética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. DUARTE JR., João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 5.ed. Curitiba: Criar Edições, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • FARINA, Cynthia. Formação Estética e Estética da Formação. In: FRITZEN, Celdon & MOREIRA, Janine. (org.) Educação e Arte: as linguagens artísticas na formação humana. Campinas: Papirus, 2008. GIL, José. Metamorfoses do corpo. [s.l.]: Relógio D’Água, 1997. PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal: EDUFRN, 2006. LANGER, Susanne. Sentimento e Forma. São Paulo: Perspectiva, 2006. MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. BARBA, EUGENIO e SAVARESE, NICOLA. A arte secreta do ator. Tradução Luís Otávio Burnier. Campinas: Editora da Unicamp e Hucitec, 1995. BARBA, Eugenio. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. São. Paulo: Editora Hucitec, 1994.

Página gerada em 23/04/2024 05:50:10 (consulta levou 0.126385s)