Nome da Atividade
HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA IV
CÓDIGO
D000274
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA EAD
0
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

As danças do e no Brasil. História e formação da dança brasileira. O negro, o índio e o
europeu nas danças nacionais. Dança cênica e Dança Popular. Panorama e rumos da dança
brasileira.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Apresentar as especificidades da História da Dança no Brasil;
- Mostrar a importância dos aspectos históricos, sociais e culturais na constituição da dança
brasileira;
- Realizar práticas pedagógica a partir do conhecimento construído na disciplina.

Conteúdo Programático

- A história da dança a partir da formação cultural brasileira;
- Panorama da História da Arte no Brasil;
- O corpo do Brasileiro;
- Cultura Popular, Folclore e Tradição;
- Danças Dramáticas. Danças Folclóricas brasileiras;
- Dança e rito no cenário brasileiro;
- Contexto regional sul-riograndense da Dança;
- Novos rumos para a dança brasileira: universidade, profissionalização e mercado de
trabalho.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • - ARAÚJO, Alceu Maynard. Folclore Nacional II: danças, recreação, música. São Paulo: Martins Fontes, 2004. - FARO, Antonio José. Pequena História da Dança. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. - PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2008. - QUEIROZ, Renato da Silva (Org.). O Corpo do Brasileiro: estudo de estética e beleza. São Paulo: Editora do SENAC São Paulo, 2000. - SILVA, Vagner Gonçalves da (org.), Artes do corpo. São Paulo: Selo Negro Edições, 2004. - VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Summus, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • - ALVARENGA, Arnaldo Leite de. Coleção Personalidades da Dança em Minas Gerais. Belo Horizonte: Instituto Cidades Croativas, 2010. - ARAÚJO, Alceu Maynard. Folclore Nacional I: festas, bailados, mitos e lendas. São Paulo: Martins Fontes, 2004. - BRAGA, Suzana. Tatiana Leskova: uma bailarina solta no mundo. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005. - Cultura e saber do povo: uma perspectiva antropológica. In.: LONDRES, Cecília (Org.). Revista Tempo Brasileiro: Patrimônio Imaterial. Out-Dez, n °147, Rio de Janeiro, 2001, p 69-78. - FARO, Antonio José. A Dança no Brasil e seus construtores. Rio de Janeiro: FUNDACEN, 1988. - RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. - SILVA, Gilberto Ferreira da; SANTOS, José Antônio dos; CARNEIRO, Luiz Carlos Cunha. RS negro: cartografias sobre a produção do conhecimento [recurso eletrônico] 2. ed. rev. e ampl. – Porto Alegre : EDIPUCRS, 2010. Modo de acesso: http://www.pucrs.br/edipucrs/ - TINHORÃO, José Ramos. O Rasga: uma dança negro-africana. São Paulo: Ed. 34, 2006. - VAINFAS, Ronaldo; SOUZA, Juliana Beatriz de. Brasil de todos os Santos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. - VIANA, Raimundo. Corpo, estética e Dança Popular: situando o Bumba-meu-Boi. In.: Revista Pensar a Prática 8/2, Jul./Dez. 2005, p. 227-241.

Página gerada em 24/04/2024 05:45:03 (consulta levou 0.743589s)