Nome da Atividade
PEDAGOGIA DA DANÇA II
CÓDIGO
D000306
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Dança na Escola: Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Metodologias de
ensino de Dança. Planejamento de aulas de Dança. Diretrizes pedagógicas da Dança.
Avaliação em Dança no espaço formal.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Contextualizar a especificidade do ensino da Dança na Escola;
- Analisar e contextualizar diferentes realidades escolares;

Conteúdo Programático

- Dança-educação;
- Parâmetros Curriculares Nacionais em Arte/Dança;
- Referenciais Curriculares em Dança do RS;
- Abordagens de ensino em dança: planejamento, metodologias, métodos e técnicas;
- Metodologia Triangular;
- Avaliação em Dança;
- Ética profissional e docência.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. DUARTE JR., João-Francisco. Por que Arte-Educação? Campinas: Papirus, 1994. LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Ullmann, Lisa (ed.). Trad. Maria da Conceição Parahyba Campos. São Paulo: Ícone, 1990. MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo, Cortez, 2003. MARQUES, Isabel. Ensino da dança hoje. Textos e Contextos. São Paulo, Cortez, 1999. STRAZZACAPPA, Márcia e MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. São Paulo, Papirus Editora, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Autores Associados. Campinas, 2001. PORPINO, Karenine. Dança é Educação – interfaces entre corporeidade e estética. Natal, EDUFRN, 2006.

Página gerada em 20/04/2024 09:48:09 (consulta levou 0.116084s)