Nome da Atividade
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA II
CÓDIGO
D000317
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Planejamento, vivência e avaliação de aulas e atividades artístico-educativas de dança. Ação
docente orientada para atuação em espaços não-formais.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Aprofundar ações de planejamento e sistematização de atividades e vivências de dança
para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
- Atuar a partir de uma perspectiva lúdica, inclusiva e plural de acordo com os diferentes
contextos escolares.

Conteúdo Programático

- O Ensino de dança em diferentes faixas etárias.
- Ensino de dança: corpo, inclusão e diversidade.
- Avaliação em dança.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AMOEDO, Henrique; BELLINI, Magda. Dança e diferença: duas visões In.: Lições de Dança 3. UniverCidade – Silvia Soter e Roberto Pereira (orgs.). Rio de Janeiro, 2007 Algumas Perguntas sobre Dança e Educação. Airton Tomazzoni, Cristiane Wonsiak, Nirvana Marinho (orgs.). Joinville: Nova Letra, 2010. MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012. Seminários de Dança: o que se quer e o que pode (ess)a técnica¿ Cristiane Wonsiak, Sandra Meyer, Sigrid Nora. Joinville: Letradágua, 2009. RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2003. STRAZZACAPPA, Márcia e MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. São Paulo, Papirus Editora, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • FERRAZ, Maria H. C. de T. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Cortez, 1993. LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Ullmann, Lisa (ed.). Trad. Maria da Conceição Parahyba Campos. São Paulo: Ícone, 1990.

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