Nome da Atividade
PEDAGOGIA DO TEATRO III
CÓDIGO
D000595
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo das metodologias de teatro em comunidades: as
técnicas do teatro do oprimido; a revisão da peça didática; as
práticas de teatro para o Desenvolvimento de Comunidades.
Os métodos dialógicos e a experiência teatral como prática
educativa. Os contextos do teatro comunitário no Brasil, na
América Latina e no mundo na atualidade.
As identidades comunitárias indígenas e quilombolas
brasileiras na atualidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Unidade 1 - Teatro do Oprimido
1.1.Origem: Paulo Freire e Augusto Boal
1.2.Técnicas:Teatro Legislativo, Teatro Fórum, Teatro Jornal,
Teatro Imagem, Teatro Invisível
1.3.Contextos: Teatro do Oprimido no Brasil, na América Latina
e no mundo
Unidade 2 - Teatro comunitário no Brasil e na América Latina
2.1 Principais características das práticas teatrais comunitárias
2.2 Motivações e objetivos dos grupos de teatro comunitário
2.3 O Teatro popular de periferia
Unidade 3 - O teatro em comunidade, suas diversas
possibilidades metodolágicas e suas implicações educacionais,
artísticas e sociais na atualidade
Unidade 4 - Identidades comunitárias indígenas e quilombolas
na atualidade: manifestações artísticas, organizações grupais e
relações de aprendizagem.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AMORIM, Itamar Gomes; GERMANI, Guiomar Inez. Quilombos da Bahia: presença incontestável. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina : Universidade de São Paulo, 2005. BIDEGAIN, Marcela; MARIANETTI, Marina; QUAIN, Paola. Vecinos al rescate de la memória olvidada: Teatro comunitário. Buenos Aires: Ediciones Artes Escénicas, 2008. _________. TEATRO COMUNITARIO: Resistencia y Transformación Social. ATUEL, Buenos Aires: 2007. BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 14. ed. Revisada e Ampliada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998. ________.Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 1975. _________.Técnicas latino americanas de teatro popular: Coimbra: Centelha, 1977. _________. O Teatro como Arte Marcial. Rio de Janeiro: Garamond,2003. CONVENÇÃO SOBRE A DIVERSIDADE DE EXPRESSÕES CULTURAIS - Decreto Nº 6.177, DE 1º DE AGOSTO DE 2007. DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocações e dialogismo. São Paulo: Hucitec. 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  • ________. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. 10ªed. São Paulo: Editora Olho D’Água, 1993. ________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra. 2000. LISBOA, Andrezza. DA SILVA FILHO, João Bernardo. Quilombolas: Ibep, 2013. MOREIRA, Cleide de Albuquerque; FAJARDO, Hilda Carla Barbosa. O índio na literatura infanto-juvenil no Brasil. - Brasília: FUNAI/DEDOC, 2003. NETTO, Maria Amélia Gimmler. Ética, boniteza e convívio teatral. Editora da UFPel: Pelotas, 2014. NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Tentando Definir o Teatro na Comunidade.www.ceart.edesc.br/revista-dapesquisa. Acessada em 02 de setembro de 2009. RICARDO, Beto e Fany Ricardo (organizadores). Povos Indígenas no Brasil 2001/2005:Instituto Socioambiental, 2006 SILVEIRA; Fabiane Tejada da. A mediação do teatro do oprimido na formação de promotoras legais populares: reflexões acerca da realidade. Anais do II Encontro de Filosofia e Ensino. DAC- IAD/UFPel.2008. TELLES, Narciso; PEREIRA, Victor Hugo; LIGIÈRO, Zeca. Teatro e Dança como Experiência Comunitária. EdUerj; Rio de Janeiro: 2009. VEIGA, Juracilda; SALANOVA, Andrés(Orgs.) Questões de educação escolar indígena: da formação do professor ao projeto de escola./ Darlene Taukane... (et al). - Brasília: FUNAI/DEDOC, Campinas/ALB, 2001

Bibliografia Complementar:

  • FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. Cortez Editora, São Paulo: 2006. _______. Política e Educação.Villa das Letras, Indaiatuba: 2007. GARCIA, Silvana. Teatro da militância: a intenção do popular no engajamento político. São Paulo: perspectiva. 2004. TEIXEIRA. Tânia Márcia Baraúna. Dimensões sócio-educativas do Teatro do Oprimido: Paulo Freire e Augusto Boal. Tese de Doutorado. Universidade Autônoma de Barcelona. 2007. http://www.tdr.cesca.es/TDX-1117108-164651/index_cs.html. Acessada em 23 de agosto de 2009. TELLES, Narciso. Teatro comunitário: Ensino de Teatro e cidadania. In Urdimento-revista de estudos teatrais da América latina – 5/2003. Núcleo de Pesquisas Teatrais; CEART/UDESC, Florianópolis: 2003.

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