Nome da Atividade
LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL
CÓDIGO
D000604
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ética e seus fundamentos. Ética e Moral. Ética absoluta e relativa Relação da ética com outras ciências e esferas do pensamento. Mercado de trabalho e o campo de atuação do profissional Código de Ética Profissional do Administrador Papel das Associações de Classe c Conselhos: Regional c Federal de Administração.

Objetivos

Objetivo Geral:

Refletir sobre os conceitos e fundamentos da Ética, Moral e Direito, buscando elementos de discussão dos dilemas éticos nas atribuições do tecnólogo na prática profissional.

Conteúdo Programático

Apresentação Elementos de Ética Introdução geral Ética como doutrina da conduta humana; Relação da Ética com outras áreas. A Ética, A Moral e O Direito; Introdução à Legislação dos Cursos Superiores de Tecnologia.
74 
 
A Conduta do ser humano cm sua comunidade c em sua classe profissional. Mercado de trabalho e o campo de atuação do profissional tecnólogo. Valor e função social da profissão, atribuições e efeitos da conduta do profissional tecnólogo; Direitos c deveres do profissional; Ética profissional. Ética e profissão, Ambiência e relações no desempenho ético-profissional Ética profissional. Ética e profissão, Ambiência e relações no desempenho ético-profissional Código de Ética Profissional Considerações sobre a ética profissional face aos modernos desafios. Considerações sobre a ética profissional face aos modernos desafios. O papel das Associações de Classe e dos Conselhos. Apresentação Elementos de Ética Introdução geral Ética como doutrina da conduta humana; Relação da Ética com outras áreas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALONSO, Félix Ruiz; LÓPES, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2006.
  • QUEIROZ, Adele (Org). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2005
  • NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. 10º. Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • SOTO PINEDA, EDUARDO. Ética nas empresas. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.
  • PATRUS-PENA, Roberto. Castro, Paula Pessoa de. ÉTICA NOS NEGÓCIOS: Condições, Desafios e Riscos. São Paulo: Altas, 2010.
  • BENNETT, CAROLE. Ética profissional. 1º ed. São Paulo: CENGAGE, 2008.
  • PAGAN, Marcos. Ética Profissional. 21º ed. São Paulo: Altas, 2010.
  • SÁ, A. Lopes de. Ética Profissional. 9º ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Página gerada em 29/03/2024 03:35:56 (consulta levou 0.107190s)