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Portal de Informações Institucionais

Universidade Federal de Pelotas

Nome da Disciplina
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
CÓDIGO
D000609
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A evolução do conceito de Marketing. Os conceitos centrais em Marketing. Marketing como filosofia empresarial. Gerência de Marketing. O ambiente de Marketing. Os mercados e o comportamento dos consumidores e compradores organizacionais. Seleção de Mercado Alvo. Composto de Marketing.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender e aplicar as principais ferramentas de administração de Marketing.

Conteúdo Programático

CONTEÚDO 1 - MARKETING:
1.1 Conceitos, evolução e perspectivas do marketing;
1.2 Ambiente de marketing;
1.3 Gestão estratégica de marketing;
1.4 Aplicação e funções do marketing;
1.5 Administração de marketing.

CONTEÚDO 2 - O AMBIENTE DE MARKETING:
2.1 Introdução;
2.2 O microambiente empresarial;
2.3 O macroambiente empresarial;

CONTEÚDO 3 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PROCESSOS DE MARKETING:
3.1 Introdução;
3.2 Planejamento estratégico;
3.3 Desenvolvimento de portfólio de negócios;
3.4 O processo de marketing;
3.5 Administração do esforço de marketing.

CONTEÚDO 4 - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR:
4.1 Modelo de comportamento do consumidor;
4.2 Características que afetam o comportamento do consumidor;
4.3 Tipos de comportamento de compra;
4.4 Processo de decisão do comprador.

CONTEÚDO 5 - DIFERENCIAÇÃO:
5.1 Diferenciação de produto;
5.2 Diferenciação de serviços;
5.3 Diferenciação de pessoal;
5.4 Diferenciação de canal;
5.5 Diferenciação de imagem;
5.6 Desenvolvimento e comunicação de uma estratégia de posicionamento.

CONTEÚDO 6 - SEGMENTAÇÃO:
6.1 Níveis e modelos de segmentação de mercado;
6.2 Segmentação dos mercados consumidor e empresarial;
6.3 Seleção do mercado alvo.

CONTEÚDO 7 - POSICIONAMENTO:
7.1 Posicionamento do produto;
7.2 Posicionamento do mercado e da empresa;
7.3 Reposicionamento.

CONTEÚDO 8 - PESQUISA DE MARKETING:
8.1 Definição do problema, das alternativas e dos objetivos da pesquisa;
8.2 Desenvolvimento do plano de pesquisa;
8.3 Coleta de informações;
8.4 Análise das informações;
8.5 Apresentação dos resultados;
8.6 Tomada de decisão;
8.7 Tipos de pesquisa: qualitativa e quantitativa;
8.8 Questionário e entrevista.

CONTEÚDO 9 - MARKETING DE GÊNEROS:
9.1 Diferenças de consumo entre homens e mulheres.

CONTEÚDO 10 - INFLUÊNCIAS DAS CORES NO CONSUMO.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COBRA, Marcos. Administração de marketing. 2º Ed. São Paulo: Atlas, 2000.
  • KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. 5º ed. São Paulo: Atlas, 1998.
  • CHURCHIL, Gilbert. Marketing, criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.

Bibliografia Complementar:

  • REBOUÇAS, Djalma. Planejamento Estratégico. São Paulo: Atlas, 2000.
  • KOTLER, Philip. e ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 7º ed. Rio de Janeiro: Prentice – Hall do Brasil, 1998.
  • LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira.São Paulo: Atlas, 2011.
  • ZULSKE, MARIA LUCIA. Abrindo a empresa para o consumidor: a importância de um canal de atendimento. Rio de Janeiro : Quality, 1997.
  • RIES, AL. As 22 consagradas leis do marketing. São Paulo: Makron Books, 1993.