Nome da Atividade
GESTÃO DE QUALIDADE
CÓDIGO
D000617
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Qualidade: uma filosofia de gestão: definições de qualidade orientadas ao cliente e qualidade como uma estratégia competitiva. Gerenciamento da rotina e gerenciamento das melhorias. Melhoria contínua: o processo de solução de problemas, o ciclo PDCA e os círculos de melhoria. Normas e Programas de qualidade
Objetivos
Objetivo Geral:
Apresentação e compreensão dos conceitos fundamentais, metodologias e ferramentas dagestão da qualidade, conhecer a evolução e a importância da gestão da qualidade no contexto empresarial.
Conteúdo Programático
1. Introdução a Gestão da Qualidade;
2. Princípios de Gestão da Qualidade;
3. Evolução da Qualidade;
4. Conceito de Qualidade, Produtividade,
Competitividade e Sobrevivência;
5. Qualidade em produtos e serviços
6. Gestão da Qualidade Total;
7. Modelo de Gestão Baseada em Processos;
8. Ciclo PDCA, interpretação e aplicação;
9. Indicadores da qualidade;
10. Sistemas de gestão da qualidade;
11. Estratégias em busca da excelência empresarial;
12. Programas de Qualidade.
2. Princípios de Gestão da Qualidade;
3. Evolução da Qualidade;
4. Conceito de Qualidade, Produtividade,
Competitividade e Sobrevivência;
5. Qualidade em produtos e serviços
6. Gestão da Qualidade Total;
7. Modelo de Gestão Baseada em Processos;
8. Ciclo PDCA, interpretação e aplicação;
9. Indicadores da qualidade;
10. Sistemas de gestão da qualidade;
11. Estratégias em busca da excelência empresarial;
12. Programas de Qualidade.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- PORTER, M.E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
- LOBO, Renato Nogueirol. Gestão da Qualidade. Érica, 2010.
- PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2000.
Bibliografia Complementar:
- PALADINI, Edson Pacheco. Avaliação estratégica da qualidade. São Paulo: Atlas ,2011.
- ABRANTES, José. Programa 8S: da alta administração à linha de produção: o que fazer para aumentar o lucro? Rio de Janeiro: Inter ciência, 2001
- CARPINETTI, LUIZ CESAR RIBEIRO. Gestão da qualidade ISO 9001:2008: princípios e requisitos. São Paulo: Atlas, 2011.
- AGUIAR, SILVIO. Integração das ferramentas da qualidade ao PDCA e ao programa seis sigma. Belo Horizonte : INDG Tecnologia e Serviços, 2006.
- CAMPOS, VICENTE FALCONI. Gerenciamento rotina do trabalho do dia-a-dia. Nova Lima : IND Tecnologia e Serviços, 2004.