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Portal de Informações Institucionais

Universidade Federal de Pelotas

Nome da Disciplina
ATIVIDADES LÚDICAS NA ESCOLA
CÓDIGO
D000672
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução ao estudo das atividades lúdicas e recreativas, discussão sobre o fenômeno da ludicidade na modernidade, a adequação de atividades recreativas e de lazer na escola e a presença de jogos de origem indígena e africana como conteúdos da educação física na escola.

Objetivos

Objetivo Geral:

Ministrar conhecimentos e oportunizar a vivência de experiências no âmbito das práticas sociais compreendidas pela esfera do jogo, em suas dimensões lúdicas e esportivas, de maneira a permitir que o futuro licenciado em Educação Física construa as aptidões necessárias – conhecimentos, saberes e competências técnicas e sociais – para atuar no meio social e, em especial, nos meios escolares, com vistas a sua transformação e de acordo com as necessidades geradas pelas condições sociais de existência da coletividade;

 

Objetivos Específicos:

Oportunizar o desenvolvimento da capacidade critica do futuro licenciado em Educação Física de forma que possa estabelecer relações entre os valores presentes nas atividades lúdicas em geral e, em especial no jogo, nas suas dimensões lúdicas e esportivas, e a estrutura social de forma a contribuir para a ampliação da compreensão da realidade da educação escolar na sociedade brasileira;
Capacitar o futuro licenciado em Educação Física para implementar processos pedagógicos, mediados pelas práticas sociais compreendidas pela esfera do jogo, que promovam o desenvolvimento de todas as potencialidades dos escolares, especialmente daqueles que vivem em comunidades de risco ou de vulnerabilidade social, de forma a auxiliá-los a superarem as desvantagens decorrentes de suas concretas condições de existência;
Habilitar o futuro licenciado em Educação Física para atuar no meio escolar de forma a garantir o acesso à cultura lúdica aos escolares, reconhecendo nessas atividades as influências da cultura africana e indígenas, sem nenhum tipo de discriminação, respeitando as diferenças, entendendo a importância de seu papel na formação de pessoas conscientes para exercerem sua cidadania;
Articular teoria e prática pedagógicas a partir de vivências e estudos realizados por meio da Prática como Componente Curricular.

Conteúdo Programático

Unidade I - Introdução ao estudo das atividades lúdicas no ambiente escolar:
- Sociedade, escola e Educação Física: algumas notas introdutórias para se entender a inserção do “lúdico” no ambiente escolar;
- Diferentes abordagens do fenômeno lúdico;
- Políticas para a infância e o direito ao jogo.
- A contribuição da cultura africana e indígena à cultura lúdica.
Unidade II - A recreação e o lazer no âmbito escolar: o jogo como conteúdo da Educação Física
- Importância do jogo para o desenvolvimento infantil;
- Evolução do jogo e a classificação dos jogos;
- As possibilidades de utilização do jogo na educação escolar;
- A cultura lúdica: jogos tradicionais infantis, jogos esportivos;
- O espaço do jogo na educação escolar.
- O jogo nas concepções da Educação Física escolar.
- Os jogos de identidade nacional e de diferentes etnias: indígenas e afro-brasileira.
Unidade III - O jogo na prática pedagógica do professor de Educação Física
- O jogo o ensino fundamental;
- O jogo no ensino médio
Unidade IV - O Planejamento do jogo na escola
- O jogo no Projeto Político-pedagógico da Escola
- O jogo no Plano de Ensino do Professor
- O jogo no Plano de Aula do Professor
UNIDADE V - Práticas Pedagógicas no âmbito das atividades lúdicas
- Observações de aulas de educação física na escola de educação básica;
- Análise de PPP da escola e a inserção do jogo nas atividades de educação física;
- Descrição de procedimentos metodológicos, de avaliação e de organização do trabalho pedagógico dos professores de educação física.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALBERTI. H. & ROTHENBERG, L. Ensino de jogos esportivos. Rio de Janeiro, ao livro Técnico, 1984.
  • CAILLOIS, R. Os jogos e os homens. Cotovia, Lisboa, 1990.
  • HUINZINGA, J. Homo ludens. São Paulo, Perspectiva, 1996

Bibliografia Complementar:

  • PEREIRA JÚNIOR, C. C. Peteca: esporte ou recreação. Ouro Preto, INDESP, 1986.
  • KISCHIMOTO, T. M. Jogos tradicionais infantis: o jogo a criança e a educação. Petrópolis, Vozes, 1993.
  • CHATEAU, J, O jogo e a criança. São Paulo, Summus, 1987.
  • COLETIVO DE AUTORES. Metodologia da Educação Física. São Paulo, Autores Associados, 1992.
  • DIETRICH, K.; DÜRRWACHTER, G. & SCHALLER, H-J. Os grandes jogos: metodologia e prática. Rio de Janeiro, ao Livro Técnico, 1984.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2017 / 2 63 62 Educação Física (Licenciatura - Noturno)
QUI (19:40-20:30) QUI (20:30-21:20) QUI (21:20-22:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
LUIZ FERNANDO CAMARGO VERONEZ
Professor responsável pela turma