Nome da Atividade
PLANEJAMENTO GRÁFICO
CÓDIGO
1320019
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A imprensa e o design: origens e modelos. Design no Jornalismo: forma e sentido. O projeto editorial e o projeto gráfico. Princípios do design. Edição, planejamento gráfico e diagramação: etapas e processos. Elementos do projeto gráfico: formato, grid, tipografia, imagens, cor. Layout: critérios compositivos e editoriais. Produção gráfica: papéis, sistema de cor, sistema de impressão, acabamentos, orçamentos. Requisitos técnicos relacionados a utilização de tecnologia digital nas diferentes fases do planejamento gráfico de impressos. Web design

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver competências para a elaboração de projetos gráficos de jornalismo.

Conteúdo Programático

Introdução
Jornalismo: da forma ao sentido
Projeto Editorial e Projeto Gráfico

Unidade 1 – Os quatro princípios básicos do Design
Contraste
Repetição
Alinhamento
Proximidade

Unidade 2 – Criação através da Tipologia
Tipo: Concordância, Conflito, Contraste
Categorias de Tipos: Antigo, Moderno, Serifa Grossa, Sem Serifa, Manuscrito, Decorativo
Contraste de Tipos: Tamanho, Peso, Estrutura, Forma, Direção, Cor

Unidade 3 – As cores no Design
O que é cor: percepção visual, cores primárias, secundárias e complementares
Harmonia de cores: cores quentes e frias, contraste
Efeitos das cores no temperamento

Unidade 4 – Projeto Gráfico para o Jornalismo
Design no Jornalismo Impresso
Planejamento gráfico para um projeto editorial
Edição e diagramação no jornalismo impresso
Relação entre texto e imagem (fotografia, infografia, desenho)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAER, Lorenzo. Produção gráfica. 5. ed. São Paulo : SENAC São Paulo, 2004. COLLARO, Antonio Celso. Produção Gráfica. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2007. FONSECA, Joaquim da. Tipografia & design gráfico: Design e produção gráfica de impressos e livros. Porto Alegre: Bookmann, 2008. RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 8. ed. Brasília: LGE, 2003. WILLIANS, Robin. Design para quem não é designer. Noções básicas de planejamento visual. Trad. Laura Karin Gillon. 3 ed. São Paulo: Callis, 1995.

Bibliografia Complementar:

  • CESAR, N. Direção de arte em propaganda. São Paulo: Futura, 2000. COLLARO, Antônio Celso. Projeto Gráfico: teoria e prática de diagramação. São Paulo: Summus, 1987. FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blucher, 1999. FERLAUTO, C. O tipo da gráfica, uma continuação. São Paulo: Rosari, 2002. GRAIC, James. Produção Gráfica. São Paulo: Mosaico, 1980. HURBURT, Allen. Layout, o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 2002. LOPES, Dirceu Fernandes. Jornal laboratório: do exercício ao compromisso com o público leitor. São Paulo : Summus, 1989. SILVA, Rafael Souza. Diagramação: planejamento visual gráfico na comunicação impressa. 5.ed. São Paulo: Summus, 1985. TISKI-FRANCKOWIAK, Irene T. Homem, comunicação e cor. 3 ed. São Paulo: Ícone, 1997.

Página gerada em 18/04/2024 19:20:23 (consulta levou 0.120007s)