Ir para o conteúdo
BETA

Portal de Informações Institucionais

Universidade Federal de Pelotas

Nome da Disciplina
ANÁLISE FÍLMICA
CÓDIGO
1440054
Carga Horária
34 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2

Ementa

A disciplina propõe desenvolver instrumental para a reflexão crítica e analítica sobre filmes a partir de discussão e debate sobre a expressão e as linguagens audiovisuais, assim como sobre a produção de sentido, usando o referencial metodológico da análise fílmica. O programa tem ênfase sobre os elementos da linguagem do audiovisual, fundamentos da linguagem visual e relações entre cinema, cultura, experiência social, arte/estética e condições de produção. Tais questões serão pensadas dentro da perspectiva metodológica da análise fílmica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver instrumental para a reflexão sobre filmes a partir de discussão e debate sobre a expressão e as linguagens audiovisuais, usando o referencial metodológico da análise fílmica.

 

Objetivos Específicos:

Oferecer um ambiente de problematização das questões de linguagem e estéticas relacionadas aos produtos audiovisuais, em especial os filmes;
Proporcionar referencial teórico e repertório para um posicionamento crítico frente à produção audiovisual;
Provocar a relação entre o cinema e a história, entre os filmes e as outras artes visuais, a articulação entre o visual e o sonoro no cinema, a compreensão do cinema dentro da cultura e da experiência social, bem como o lugar do filme dentro de uma cinematografia específica;
Gerar um questionamento sobre as implicações estéticas, culturais, sociais e mesmo éticas que o filme e a obra cinematográfica possuem;
Naturalizar a abordagem científica do cinema e de outros produtos audiovisuais através do método de análise;
Fomentar a produção teórica sobre cinema e audiovisual em ordem de preparar o aluno para a iniciação científica e o desenvolvimento de argumento teórico para o trabalho de conclusão de curso.

Conteúdo Programático

1. Metodologia da análise fílmica;
2. Produção de sentido no audiovisual;
3. Gênero e cinema de autor;
4. Tradução intersemiótica;
5. Narrativa audiovisual;
6. Estética do filme;
7. Elementos da Linguagem Visual e Sonora

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. 6. ed. Campinas: Papirus, 2008. 791.4301 E824 / 6.ed. – 7 exemplares - (BCS) BORDWELL, David. Sobre a História do Estilo Cinematográfico. Campinas: Editora da Unicamp, 2013. 791.4302 B729s (BCS) 5 exemplares BURCH, Noël. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 2011. 791.437 B947p 2011 – 3 exemplares - (BCS)

Bibliografia Complementar:

  • AUERBACH. Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. 300.8 E82 / 5.ed. 0002 – 3 exemplares - (BCS) AUMONT, Jacques & MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2012. 791.4303 A925d 5.ed. 3 exemplares (BCS) BARTHES, Roland. Crítica e verdade. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007, 2011. 809 B285c 0024 3.ed – 6 exemplares - (BCS) STAM, Robert. O espetáculo interrompido: literatura e cinema de desmistificação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. 791.43 S783e – 2 exemplares - (BCS) VANOYE, Francis. Ensaio sobre a análise fílmica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2009. 791.437 / V272e / 6.ed. – 3 exemplares - (BCS)