Ir para o conteúdo
BETA

Portal de Informações Institucionais

Universidade Federal de Pelotas

Nome da Disciplina
ANÁLISE FÍLMICA
CÓDIGO
1320035
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Métodos de análise e interpretação das imagens; discurso imagético e produção de sentido em filmes e produtos audiovisuais; análise de filmes e audiovisuais; definição e análise dos principais elementos do texto fílmico incluindo elementos como montagem, mise-en-scène, iluminação e estrutura narrativa.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender e refletir sobre o papel da análise fílmica, da crítica cinematográfica e conhecer diferentes metodologias para a análise de filmes e audiovisuais.

 

Objetivos Específicos:

- Conhecer elementos relativos à linguagem cinematográfica e a sua aplicação em obras audiovisuais.
- Conhecer os principais métodos de análise fílmica.
- Analisar obras audiovisuais a partir das teorias abordadas.

Conteúdo Programático

1. Introdução à análise da imagem.
2. Elementos da linguagem cinematográfica.
3. A percepção das imagens e a impressão de realidade.
4. A Noção de representação.
5. O espaço representado: enquadramento e profundidade de campo.
6. A Montagem.
7. Métodos de análise fílmica.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AUMONT, Jacques. et. al. A estética do filme. 2.ed. Campinas: Papirus, 2002. _______. A imagem. 4.ed. Campinas: Papirus, 2000. ______; MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa: Texto e Grafia, 2004. GOLIOT-LÉTÉ, Francis; Anne, VANOYE. Ensaio sobre a análise fílmica. 2. ed. Campinas: Papirus, 1994. JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 6. ed. Campinas: Papirus, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. AUMONT, Jacques. Teoria dos cineastas. Campinas: Papirus, 2004. RAMOS, Fernão Pessoa (Org.). Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2005. STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2000.