Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DO ENSINO DA ARTE I
CÓDIGO
0590108
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Pressupostos teórico-metodológicos da arte e da educação. Terminologias e conceitos. Histórico do ensino da arte no Brasil e perspectivas. Tendências pedagógicas e estéticas no ensino da arte. O ensino da arte no currículo escolar: legislação e prática. Parâmetros Curriculares Nacionais: conteúdos e objetivos do ensino da arte.

Objetivos

Objetivo Geral:

• Desenvolver uma reflexão sobre a profissão docente e a construção do saber do professor;
• Desenvolver uma reflexão teórica sobre a arte como área específica do conhecimento humano, com linguagens e conteúdos próprios;
• Analisar e discutir as relações entre arte, cultura e sociedade e as relações daí advindas na produção da cultura erudita e popular;
• Analisar aspectos do histórico do ensino da arte e perspectivas;
• Analisar o ensino da arte no currículo escolar: legislação e prática;
• Identificar e analisar objetivos e conteúdos da linguagem visual e os processos de ensinar e aprender arte;
• Posicionar-se de forma pessoal e crítica sobre os pressupostos teórico – práticos da arte e seu ensino
• Posicionar-se quanto a formação docente em arte e a problemática da arte e seu ensino na realidade educacional brasileira.

Conteúdo Programático

1.Formação do profissional da educação: o professor e a construção do saber.
2. Conceitos: arte, educação, processo, método, técnica, recurso, metodologia, ensino, ensinar, aprender, apreender, aprendizado, aprendizagem, teoria, prática, pedagogia, didática, prática pedagógica.
3. Terminologias: educação artística, educação através da arte, arte – educação, ensino da arte.
4. Arte como área de conhecimento: concepção de conhecimento, conhecimento acadêmico e saber cultural.
5. Arte, cultura e sociedade: relações e implicações na produção da cultura erudita e popular.
6. Histórico do ensino da arte no Brasil e perspectivas.
7. Tendências pedagógicas e estéticas do ensino da arte.
8. O ensino da arte no currículo escolar: legislação e prática.
9. Parâmetros Curriculares Nacionais: conteúdos e objetivos do ensino da arte.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBOSA, Ana Mãe. Educação e Desenvolvimento cultural e artístico, IN: Educação e Realidade; gênero e educação. Porto Alegre, vol. 20, n.2, jul/dez.1995, p.9-17. ______. (org.) Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. BIASOLI, Carmen Lúcia Abadie. Arte-Educação: realidade ou utopia? Pelotas: ETFPel, 1994, 78p. ______. A formação do professor de arte: do ensaio... à encenação. Campinas (SP), Papirus, 1999. _______. Professor de 1º grau: que personagem é este? IN: Nossas Trilhas. Revista do Curso de Mestrado em educação. FaE/UFPeL, Pelotas, 1996, Anual, p. 45-49. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação fundamental Parâmetros Curriculares Nacionais/ Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997, 130p. BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Darcy Ribeiro – Nº 9.394/1996. BUORO, A. B. Os olhos que pintam. A leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Cortez: 2002. MARTINS, Miriam Celeste, PICOSQUE Gisa, GUERRA, M. Terezinha T. Didática do ensino da arte: a língua do mundo, poetizar, fruir, e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

Bibliografia Complementar:

  • PEREGRINO, Yara Rosas (cord.) Da Camiseta ao Museu: o ensino das artes na democratização da cultura. João Pessoa: Editora Universitária, 1995, 190 p. IAVELBERG, Rosa. Para aprenser a gostar de arte. SP: Artemed, 2007. ROSSI, M. H.W. Imagens que falam. Leitura da arte na escola. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2003.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FUNDAMENTOS DA ARTE TEATRAL Educação Artística - Lic. Plena - Hab. Desenho (Licenciatura plena)

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