Nome da Atividade
PSIQUIATRIA PRÁTICA I
CÓDIGO
0410015
Carga Horária
2304 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Anual
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1152
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1152

Ementa

O residente demonstrará habilidade para executar e documentar um exame completo da história psiquiátrica de pacientes culturalmente diversos, pacientes geriátricos, crianças e adolescentes: História psiquiátrica atual e passada; história sociocultural e educacional; história da família, incluindo aspectos etnoculturais e genealógicos; história de abuso de substâncias; história médica e revisão dos sistemas; exame físico e neurológico; exame completo do estado mental, incluindo avaliação do funcionamento cognitivo; história desenvolvimental. Com base em uma avaliação psiquiátrica completa, o residente demonstrará habilidade para desenvolver e documentar o seguinte: Diagnóstico diferencial abrangente segundo o CID 10 e/ou DSM IV; saber avaliar e identificar sintomas, sinais e défits psicopatológicos; formulação integrativa de casos que inclua questões neurobiológicas, fenomenológicas, psicológicas e socioculturais envolvidos no diagnóstico e no controle; plano de avaliação, incluindo exames laboratoriais, médicos e psicológicos adequados; plano completo de tratamento abordando domínios biológicos e socioculturais. O residente demonstrará habilidade para avaliar, discutir e documentar de maneira completa o potencial de o paciente ferir-se ou ferir outras pessoas, bem como para intervir. Essa habilidade inclui o seguinte: Avaliação de risco; conhecimento de normas e dos procedimentos para o tratamento involuntário; intervenção efetiva para minimizar os riscos; implementação de métodos para prevenir auto-lesão ou outras pessoas.O residente demonstrará habilidade para conduzir intervenções terapêuticas (ex.: intensificar a capacidade de coletar e usar material clinicamente relevante através da conduta das intervenções de apoio) bem como executar intervenções exploratórias e esclarecimentos.













Objetivos

Objetivo Geral:

Treinamento dos médicos residentes no atendimento (avaliação e tratamento) de paciente psiquiátricos adultos, em nível ambulatorial, de assistência hospitalar e em emergências psiquiátricas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Labbate, Lawrence A. et al. Handbook of Psychiatric Drug Therapy. 6th edition. Lippincottt Williams & Wilkins, 2009.
  • Cordioli,A. V.; Gallois,C. B.; Isolan, L. (Org.). Psicofármacos: consulta rápida. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2015
  • American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
  • CID-10. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artmed, 1993.
  • Stahl, S. M. Fundamentos de psicofarmacologia de Stahl: guia de prescrição. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
  • Mackinon, R.A. ; Michels, R. ; Buckley, P.J. A Entrevista psiquiátrica na prática clínica. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2017

Bibliografia Complementar:

  • Sthal, S. M. Psicofarmacologia - Bases Neurocientíficas e Aplicações Práticas – 4.ed. Rio de Janeiro: GEN - Guanabara Koogan, 2014.
  • Quevedo, j.; Carvalho, A.F. (orgs) ; Emergências Psiquiátricas. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
  • Eizirik, C.L.; Bassols,A.M. O Ciclo da Vida Humana: Uma Perspectiva Psicodinâmica. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
  • Dalgalarrondo,P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
  • Zimmerman, David E. – Fundamentos Psicanalíticos: Teoria, Técnica e Clínica – Uma Abordagem Didática – Porto Alegre, ARTMED, 1999.
  • Sadock, B.J.; Sadock, V. A.; Ruiz, P. Compêndio de Psiquiatria – Ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 11.ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
  • Botega, N.J. Crise suicida: avaliação e manejo. Porto Alegre: Artmed, 2015.
  • Cochrane Library / http://www.cochranelibrary.com/cochrane-database-of-systematic-reviews/
  • MedLine - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
1 2024 5 5 Residência Médica na Especialidade de Psiquiatria (Pós-graduação )
MARIA CRISTINE IGANSI DA CUNHA
Professor responsável pela turma

Página gerada em 19/04/2024 10:58:24 (consulta levou 0.057350s)