Nome da Atividade
ENDOCRINOLOGIA 2
CÓDIGO
0420026
Carga Horária
5760 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Anual
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
528
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2352
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA EAD
0
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2880

Ementa

O Programa de Residência Médica em Endocrinologia e metabologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFPel tem duração de dois anos e segue a RESOLUÇÃO DE N0 17, DE 08 DE ABRIL DE 2019. Durante este período, os médicos residentes estagiam no ambulatório, realizando avaliações e orientações a pacientes ambulatoriais e fazem a avaliação e orientação a pacientes internados na obstetrícia e pediatria quando solicitados. Realizam testes farmacológicos de pacientes com suspeita de doenças endócrinas em pacientes hospitalizados e ambulatoriais. Realizam seminários de discussão de caso clínico, clube de revista e atividades teóricas de formação básica. Com o objetivo que ao final do curso se tornam capazes de diagnosticar e tratar grande parte das doenças endócrinas, especialmente as mais prevalentes.

Objetivos

Objetivo Geral:

De duração anual, a disciplina objetiva auxiliar o residente de segundo ano a aprimorar as competências já adquiridas no primeiro ano de residência, além de ampliar a complexidade diagnostica e terapêutica das doenças, introduzir a prática de tratamento hormonal em pessoas trans e familiarizar o médico residente às principais patologias endocrinológicas pediátricas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Vilar, Lucio. Endocrinologia Clínica - 7a edição, editora Guanabara Koogan Up to date (Wolters Kluwer; www.uptodate.com)

Bibliografia Complementar:

  • Greenspan ́s Basic and clinical endocrinology, Tenth Edition Williams - Tratado de Endocrinologia 11aed. Sandra, Rotinas em Endocrinologia 2015

Página gerada em 29/03/2024 08:27:17 (consulta levou 0.062759s)