Ir para o conteúdo
BETA

Portal de Informações Institucionais

Universidade Federal de Pelotas

Nome da Disciplina
APLIC. DE SIST. INFOR. GEOGRA. (SIGS) NA EH
CÓDIGO
0960077
Carga Horária
51 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Componentes básicos de um SIG. Equipamentos usados para entrada e saída de dados. Sistemas de referência. Modelos de dados. Estruturas de dados espaciais. Funções fundamentais de análise. Operações de vizinhança. Interpolação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Possibilitar que os alunos utilizem SIGs para manusear dados espaciais relacionados à área de atuação do Engenheiro Hìdrico, ministrando aulas diretamente no computador e com o uso de um dado ambiente SIG.

 

Objetivos Específicos:

estudar componentes básicos de um SIG, bem como os equipamentos básicos necessários; apresentar diferentes sistemas de referência e como usá-los em um ambiente SIG; caracterizar dados nas formas matricial e vetorial e utilizar essas duas formas com dados reais de interesse na área de recursos hídricos; estudar algumas funções fundamentais de análise espacial e operações de vizinhança; estudar as maneiras de interpolar dados espaciais em um ambiente SIG, com aplicações práticas na área de interesse.

Conteúdo Programático

1 Componentes básicos de um SIG
- Componentes de informática. Módulos de programas de aplicação. Recursos humanos. Apresentação do ambiente do SIG ArcGIS.
2 Equipamentos usados para entrada e saída de dados
- Equipamentos de entrada de dados: mesa digitalizadora, scanners. Equipamentos de saída: monitores, impressoras. Como montar um ambiente SIG.
3 Sistemas de referência
- Sistema de coordenadas planas. Sistema de referência espacial de Latitude-Longitude. Sistemas de projeções de mapas. Uso de escalas. Utilização do SIG ArcGIS para trabalhar com sistemas de referência.
4 Modelos de dados
- Pontos, linhas e áreas. Aplicação do SIG ArcGIS para representação de dados na forma de pontos, linhas e áreas no campo de conhecimento da Engenharia Hídrica. Modelos de dados matricial. Modelo vetorial. Utilização de dados nas formas matricial e vetorial no ArcGIS.
5 Estruturas de dados espaciais
- Estruturas de dados para modelos matriciais. Estruturas de dados para modelos vetoriais. Conversão entre os modelos matricial e vetorial. Representação de superfícies: estrutura de grade regular, estrutura vetorial. Aplicação do ArcGIS para representar superfícies na forma matricial e vetorial.
6 Funções fundamentais de análise
- Reclassificação: ambiente matricial e ambiente vetorial. Operações pontuais. Álgebra de mapas. Uso do ArcGIS para a realização de reclassificações, operações pontuais e álgebra de mapas empregando dados relacionados à área de atuação do Engenheiro Hídrico.
7 Operações de vizinhança
- Operações espaciais. Funções de vizinhança: proximidade, espalhamento. Filtros. Emprego do ArcGIS para a realização de operações espaciais, funções de vizinhança e filtros.
8 Interpolação
- Estatística clássica e espacial. Rede amostral densa e esparsa. Superfícies representadas. Coleta de dados. Métodos de interpolação. Modelo Digital de Elevação (MDE).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Assad, E. D. & Sano, E. E. Sistema de Informações Geográficas – Aplicações na Agricultura. 2ª Edição. Brasília. EMBRAPA. 434p. 1998.
  • Blaschke, T. & Kux, H. (orgs.). Sensoriamento Remoto e SIG: novos sistemas sensores: métodos inovadores. São Paulo: Oficina de Textos. 2005.
  • Câmara, C, & Davis, C. Fundamentos de Geoprocessamento. Livro on-line: www.dpi.inpe.br. 1996.
  • Câmara, G. & Medeiros, J. S. GIS para Meio Ambiente. INPE. São José dos Campos, SP. 1998.
  • Crosta, A. P. Processamento Digital de Imagens de Sensoriamento Remoto. Campinas - SP. 170p. 1992.
  • Florenzano, T. G. Imagens de Satélite para Estudos Ambientais. Oficina de textos. São Paulo. 2002.
  • Miranda, J. I. Fundamentos de Sistemas de Informações Geográficas. 2ª Edição revista e atualizada. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica. 2010.
  • Xavier da Silva, J. Geoprocessamento para Análise Ambiental. Rio de Janeiro. 228p. 2001.

Bibliografia Complementar:

  • Burrough, P.A.; Mcdonnell, R.A. Principles of geographical information systems. New York: Oxford University Press, 2000.
  • Longley, P. A.; Goodchild, M. F.; Maguire, D. J.; Rhino, D. W. Geographic Information Systems and Science. Chichester: Wiley. 2001.
  • Sausen, T. M. Cadernos Didáticos para Ensino de Sensoriamento Remoto. SELPER capítulo Brasil e INPE. 1997.