Nome da Atividade
INTERVENÇÕES DA T.O.EM PESSOA C/ DEFICIÊNCIA
CÓDIGO
1030040
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Nesta disciplina o aluno compreenderá o papel do Terapeuta Ocupacional no atendimento a pessoas com necessidades especiais, em relação a sua inclusão, interação social e reabilitação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Possibilitar o conhecimento das disfunções sensoriais, distúrbios cognitivos/afetivos e a deficiência mental e as intervenções da Terapia Ocupacional nestas situações, discutindo o processo de reabilitação dessas pessoas.

Conteúdo Programático

- Conceito histórico social das Pessoas com Necessidades Especiais: deficientes mentais, auditivos, visuais.
- Deficiência e identidade social
- Estigma
- Políticas de atenção às pessoas com necessidades especiais
- Abordagens de tratamento das deficiências mentais e sensoriais
- Etiologia, Prevenção e Tratamento
- Deficiências sensoriais e mental e a funcionalidade
- Deficiências sensoriais e mental e a inteligência
- Deficiências Mentais e Sensoriais e atividades de vida diária: escola, trabalho, lazer
- Intervenções da Terapia Ocupacional na Deficiência Auditiva
- Intervenções da Terapia Ocupacional na Deficiência Visual
- Intervenções da Terapia Ocupacional na Deficiência Motora
- Intervenções da Terapia Ocupacional nos Transtornos de Desenvolvimento

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MEDEIROS, M. H. da R. Terapia Ocupacional: um enfoque epistemológico e social. 1ª ed. São Carlos: EdUFSCAR, 2003.
  • CAVALCANTI, A., GALVÃO, C. (Orgs.) Terapia Ocupacional - Fundamentação & Prática. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan. 2007.
  • DRUMMOND, A. de F.; RESENDE, M. B. (Orgs). A Intervenção Clínica em Terapia Ocupacional. 1ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2008.

Bibliografia Complementar:

  • MARQUES, A. C. O perfil do estilo de vida de pessoas com Síndrome de Down e normas para avaliação da aptidão física. Porto Alegre, ESEF/UFRGS, 2008. Tese de doutorado.
  • VITTA, F. C. F. de. Uma identidade em construção: o terapeuta ocupacional e a criança com retardo no desenvolvimento neuropsicomotor. Editora da universidade do sagrado coração (EDUSC). 1998.
  • HEINZ, M. M.; PERUZZOLO, D. L. (orgs.). Deficiência múltipla: uma abordagem psicanalítica. Editora Oikos. 2009.
  • ASSUMPÇÃO Jr., SPROVIERI,M. H. Introdução ao Estudo da deficiência Mental. Mennon Ed., 1991, SP.

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