Nome da Atividade
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
0370031
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina problematiza temas concernentes às práticas ocidentais da cultura corporal de movimento e consequentemente, à atuação do futuro profissional da Educação Física. Partindo de uma perspectiva histórica que articula elementos da História Nova (Escola dos Annales), pressupostos da genealogia nietzschiana e conceitos foucaultianos, a disciplina aborda um tema de modo a evidenciar continuidades e rupturas na linha do seu tempo histórico bem como suas características no presente.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fornecer aos estudantes ferramentas conceituais de cunho sócio-histórico-cultural importantes para a formação de contextos e de matrizes de razão prática com as quais eles possam, por um lado construírem conceitos próprios de saúde, Educação Física, corpo, ética e estética condizentes com uma formação voltada para o desenvolvimento de princípios éticos e, por outro, compreenderem o campo profissional atual em sua complexidade.

Conteúdo Programático

A ESEF/UFPel: uma história do presente responde: Onde estamos? Que curso é esse que escolhemos? O que ele nos oferece? O que nos compete enquanto estudantes em formação? A regulamentação da profissão. A cisão curricular. Concepção de História a ser explorada nas aulas. O acervo de memórias corporais da ESEF/UFPel.
- O cenário da Educação Física contemporânea; As tribos da Educação Física; Da necessidade de escolher um lugar de onde olhar e agir profissionalmente; A complexidade conceitual da área; Definição de termos: Educação Física e cultura corporal.
- Memória e vínculos profissionais: como me situo no cenário contemporâneo? Onde buscar elementos para compor meu modo próprio de trabalhar? Por que estudar a memória? A memória do corpo estudantil. A memória da cidade.
- Corpo: campo de inscrição histórica dos conceitos de beleza e de saúde.
- Bases da Educação Física moderna: sistemas ginásticos europeus, higienismo, eugenia, militarismo e esportivização.
- O ethos esportivo moderno: continuidades e rupturas com o ethos antigo.
- Educação Física anos 80: rebeldia, organização política; liberdade do corpo; crise de identidade da Educação Física; O contexto social dos anos 80 na Educação Física; o esporte de lazer e o esporte de rendimento.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BETTI, M. Educação Física e sociedade: a Educação Física na escola brasileira de primeiro e segundo graus. São Paulo, Movimento, 1991.
  • BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre, Magister, 1992.
  • CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas, Papirus, 1991.

Bibliografia Complementar:

  • MARINHO, I. P. História Geral da Educação Física. São Paulo, Cia. Brasil, 1980.
  • DUNNING, E. & ELIAS, N. A busca da excitação. Lisboa, Difel, 1992.
  • SOARES, C. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas, Autores Associados, 1994.
  • SANT’ANNA, D. B. (Org) Políticas do corpo: elementos para uma história das práticas corporais. São Paulo, Estação Liberdade, 1995.
  • SIMSON, W & JENNINGS, A. Os senhores dos anéis: poder, dinheiro e drogas nas olimpíadas modernas. São Paulo, Nova Cultural, 1992.

Página gerada em 28/03/2024 16:44:40 (consulta levou 0.111693s)