Nome da Atividade
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )
CÓDIGO
0130277
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Uma introdução à Língua de Sinais, uma comunicação visual, com sua gramática. Alfabeto manual. Diálogos com estruturas afirmativas, negativas e interrogativas. Expressões de quantificação e intensidade – adjetivação. Descrição. Narrativa Básica.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver e introduzir elementos de LIBRAS que possibilitem aos alunos dar continuidade à construção de habilidade e desempenho na comunicação em Língua Brasileira de Sinais.Conteúdo Programático
1) Alfabeto manual
2) Saudação, apresentação
3) Profissões
4) Família
5) Dias da semana, calendário
6) Números
7) Tempos: presente, passado e futuro
8) Ação – verbos
9) Afirmativo, negativo, e interrogativo
10) Advérbios de lugar e preposições
11) Pronomes pessoais
12) Pronomes com verbos
13) Pronomes demonstrativos
14) Cores
15) Animais
16) Frutas
17) Alimentação
18) Bebidas
19) Dinheiro – moedas
20) Relógio – horas
21) Figuras geométricas
22) Singular e plural
23) Casa
24) Condições Climáticas
2) Saudação, apresentação
3) Profissões
4) Família
5) Dias da semana, calendário
6) Números
7) Tempos: presente, passado e futuro
8) Ação – verbos
9) Afirmativo, negativo, e interrogativo
10) Advérbios de lugar e preposições
11) Pronomes pessoais
12) Pronomes com verbos
13) Pronomes demonstrativos
14) Cores
15) Animais
16) Frutas
17) Alimentação
18) Bebidas
19) Dinheiro – moedas
20) Relógio – horas
21) Figuras geométricas
22) Singular e plural
23) Casa
24) Condições Climáticas
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AMORIM, S. L. 2000. Comunicando a Liberdade: A Língua das Mãos, Florianópolis.
- CAPOVILLA, F. 2001. Diccionário Trilíngue de LIBRAS.
- LOPES, M. C. 1998. Relações de Poderes no Espaço Multicultural da Escola para Surdos. In: Skliar (ed), p.105-122.
Bibliografia Complementar:
- FELIPE, T. 1993. Integração Social e Educação de Surdos, Rio de Janeiro: Babel Editora.