Nome da Atividade
METODOLOGIA
CÓDIGO
0790013
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

História da instituição universitária. O conhecimento universitário e científico. Os tipos de conhecimento. Ética no conhecimento e na produção do conhecimento. A formação acadêmica e os níveis de formação. Direito autoral e produção do conhecimento. Conceito de pesquisa. Teoria e prática da pesquisa empírica e documental. O formato do trabalho acadêmico. Os princípios e diretrizes do desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, da apresentação e da produção textual. Procedimentos de coleta e organização de documentos em instituições de pesquisa. As fontes documentais. Diferentes tipologias de fontes de pesquisa. c As normas brasileiras para apresentação de trabalhos acadêmicos.

Objetivos

Objetivo Geral:

. Relacionar a trajetória da instituição universitária com o desenvolvimento do conceito de conhecimento científico.
. Conceituar as formas de conhecimento e analisar sua importância nas sociedades.
. Compreender o direito autoral e a propriedade científica no âmbito da produção acadêmica.
. Conceituar e caracterizar a produção científica na contemporaneidade.
. Diferenciar a pesquisa empírica e documental.
. Conhecer o formato do trabalho acadêmico e as normas técnicas de formatação.
. Conhecer e exercitar a redação científica.
. Aprender a sistematizar fontes de pesquisa, reconhecendo suas tipologias.
. Aprender a formular apresentações visuais e a comunicar oralmente trabalhos científicos.

Conteúdo Programático

1. História da instituição universitária. O conhecimento universitário e científico
2. Os tipos de conhecimento
3. A formação acadêmica e os níveis de formação
4. Direito autoral e produção do conhecimento. Conceito de pesquisa. Teoria e prática da pesquisa empírica e documental.
5. O formato do trabalho acadêmico. Os princípios e diretrizes do desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, da apresentação e da produção textual.
6. Procedimentos de coleta e organização de documentos em instituições de pesquisa. As fontes documentais. Diferentes tipologias de fontes de pesquisa.
7. Procedimentos de coleta e organização de documentos em instituições de pesquisa. As fontes documentais. Diferentes tipologias de fontes de pesquisa.
8. As normas brasileiras para apresentação de trabalhos acadêmicos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 351 p. (Coleção ferramentas). GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. 12. reimpr. São Paulo: Atlas,2009. 175 p. Manual de Monografia. Universidade Presbiteriana Mackenzi. Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, org. Roberta Muramatsu, José Caio Racy, Paulo Rogério Scarano, colaboração Mônica Yukie Kuwahara, ed. Ver. e atual. – São Paulo, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica.6. ed. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009. 315 p. _____. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1992. _____. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991. SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 10. ed. São Paulo: Martins Fontes,2001. 412 p. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atualiz. São Paulo: Cortez, 2007. 304 p.

Página gerada em 28/03/2024 23:30:24 (consulta levou 0.052821s)