Nome da Atividade
PESQUISA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
CÓDIGO
0030055
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Investigação qualitativa: investigação-ação e investigação em sala de aula; construção de um projeto de investigação; experimentos de investigação qualitativa na educação; elaboração de textos de apresentação de trabalhos de investigação qualitativa; análise de pesquisas realizadas na área do ensino de ciências e de biologia.
Objetivos
Objetivo Geral:
1. Identificar as principais características da pesquisa qualitativa em educação;2. Reconhecer os principais campos de pesquisa em educação de ciências e biologia na atualidade;
3. Relacionar a natureza das pesquisas em educação de ciências e biologia com os avanços nas concepções sobre aprendizagem e ensino;
4. Construir um projeto de investigação em ensino de ciências e biologia;
5. Utilizar a investigação na sala de aula como uma ferramenta para a melhoria da qualidade do ensino de ciências e biologia;
6. Discutir pesquisas em ensino de ciências e de biologia
Conteúdo Programático
Investigação qualitativa
1.1 Investigação-ação
1.2 Investigação em sala de aula
Construção de um projeto de investigação
Experimentos de investigação qualitativa na educação
Elaboração de textos de apresentação de trabalhos de investigação qualitativa;
Pesquisas na área de ciências e de biologia
1.1 Investigação-ação
1.2 Investigação em sala de aula
Construção de um projeto de investigação
Experimentos de investigação qualitativa na educação
Elaboração de textos de apresentação de trabalhos de investigação qualitativa;
Pesquisas na área de ciências e de biologia
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
- MORAES, Roque e LIMA, Valderez. (org) Pesquisa em Sala de Aula. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
- GRILLO, Marlene e MEDEIROS, Marilú (org) A Construção do Conhecimento e sua Mediação Metodológica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.