Nome da Atividade
BIOTECNOLOGIA GERAL
CÓDIGO
0030026
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Células e seus constituintes moleculares; estrutura e replicação dos ácidos nucléicos; organização gênica de procariotos; transcrição e tradução; controle da expressão gênica em procariotos; mutação, reparo e recombinação do DNA; organização gênica em eucariotos; transcrição, processamento do mRNA e síntese de proteínas em eucariotos; controle da expressão gênica em eucariotos; controle genético do desenvolvimento; técnicas de DNA recombinante.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fornecer aos alunos conhecimentos sobre processos moleculares utilizados pelas células, com ênfase na utilização destes processos para a obtenção de produtos. No final da disciplina o aluno dominará as principais técnicas de manipulação de DNA, e saberá a aplicação das mesmas.

Conteúdo Programático

TEÓRICO: Introdução à biotecnologia; célula e seus constituintes moleculares; estrutura dos ácidos nucléicos; replicação do DNA; organização gênica; transcrição; tradução da informação genética; regulação da expressão gênica; tecnologia do DNA recombinante; vetores de clonagem; bancos de DNA; transformação genética de procariotos; hibridização; seqüenciamento; PCR; plantas e animais transgênicos; biossegurança na utilização de OGMs; vacinas e agentes terapêuticos; engenharia genética de plantas.

PRÁTICO: visita ao centro de biotecnologia; preparação de soluções e tampões; uso de micropipetas; preparação de meio de cultivo e inoculação de culturas; extração de DNA plasmidial; eletroferese de DNA em gel de agarose; digestão de DNA com enzimas de restrição; preparação de células competentes; clonagem molecular utilizando um vetor plasmidial; utilização da técnica de PCR; visita ao laboratório de cultivo de tecidos vegetais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Arnaldo Zara (Coord.), 1996. Biologia Molecular Básico. Editora Mercado Aberto Ltda. Porto Alegre – RS.
  • Sambrook, J., e Russel, T. 2001. Molecular Cloning: A Laboratory Manual, Cold Spring Harbor Laboratory Press, Cold Spring Harbor, New York.
  • Grace, E. S., 1997. Biotechnology Unzipped. Joseph Henry Press, Washington, D. C.
  • Glazer, A. N. e Nikaido, H. 1995. Microbial Biotechnology: Fundamentals of Applied Microbiology. W. H. Freeman and Company, New York.
  • Becker, J. M., Caldwell, G. A., e Zachigo, E. A. 1996. Biotechnology: A Laboratory Course (Second Edicion) Academic Press Limited, London.

Página gerada em 29/03/2024 11:45:56 (consulta levou 0.058110s)