Nome da Atividade
PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA I
CÓDIGO
1320260
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Texto e textualidade: coerência e coesão.

Objetivos

Objetivo Geral:

Oportunizar ao aluno condições que lhe permitam: desenvolver uma prática reflexiva sobre a natureza, estrutura e funcionamento da língua, para que ele possa obter um bom desempenho linguístico, nas diferentes situações de uso.

Conteúdo Programático

1- Discurso, texto e enunciação
2- Textualidade e coerência
2.1- Fatores de coerência
3- Textualidade e coesão
3.1- Mecanismos de coesão textual: coesão referencial, coesão sequencial
3.2- Articulação sintática do texto
3.3- Uso dos tempos verbais
3.4- Polifonia e intertextualidade

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABREU, Antonio Suárez. Curso de redação. 11. ed. São Paulo: Ática, 2002.
  • FARACO, C. A.; TEZZA, C. Prática de textos para estudantes universitários. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
  • KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Lições de texto: leitura e redação. 4 ed. São Paulo: Ática, 2002.
  • FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. 9, ed. São Paulo: Ática, 2004.
  • VAL, Maria da Graça Costa Val. Redação e textualidade. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
  • KOCH, I. G. V. A coerência textual. 17.ed. São Paulo: Contexto, 2009.
  • FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 17 ed. São Paulo: Ática, 2002.

Página gerada em 28/03/2024 21:00:11 (consulta levou 0.120846s)