Ir para o conteúdo
BETA

Portal de Informações Institucionais

Universidade Federal de Pelotas

Nome da Disciplina
ATELIÊ DE GRAVURA III
CÓDIGO
0110272
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Pesquisa artística centrada em processos híbridos, articulação dos diversos meios tradicionais e alternativos da arte e da gravura. Atividades reflexivas articulando a prática e a teoria na elaboração de projetos específicos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Aprofundar a pesquisa e a produção artística centrada nos processos híbridos.
Praticar as modalidades articuladas de meios tradicionais e alternativos,
Desenvolver os pressupostos de uma poética visual e refletir sobre o processo de criação, questões plásticas e conceituais, no contexto da contemporaneidade.

Conteúdo Programático

A gravura no contexto da arte contemporânea
As imagens na arte contemporânea, relações entre a gravura, fotografia e outras mídias.
Técnicas tradicionais, Alternativas eHíbridas
Impressões.
Desenvolvimento plástico e teórico da poética visual.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BEUTTENMÜLLER, Alberto. A gravura brasileira: história e crítica. São Paulo : Banespa Cultural, 1990.
  • DA SILVA, Orlando. A arte maior da gravura. São Paulo: Espade, 1976.
  • FAJARDO, Elias; SUSSEKIND, Felipe e VALE, Marcio do. Oficinas: Gravura. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1999.
  • JORGE, Alice. Técnicas da gravura artística. Lisboa: Horizonte, 1989.
  • KOSSIVITCH, Leon; LAUDANNA, Mayra e RESENDE, Ricardo. Gravura – Arte Brasileira do Século XX. São Paulo: Cosac & Naify / Itaú Cultural, 2000.
  • PETERDI, Gabor. Printmaking methods, old and new. New York : Macmillian, 1971.
  • ROSS, John & ROMANO, Clare. The complete printmaker. London : Collier Macmillian, 1972.
  • SCARINCI, Carlos. A gravura no RS 1900 – 1980. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1992.
  • VICARI, Richard. Manual de Litografia. Madrid : H. Blume, 1993.

Bibliografia Complementar:

  • CANTON, Kátia. Novíssima Arte Brasileira. São Paulo: Um Guia de Tendências. São Paulo: Iluminuras, 2001
  • CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 2002.
  • DANTO, Arthur C. Após o fim da arte. São Paulo: Odysseus Editora/ Edusp, 2006.
  • FARIAS, Agnaldo. Arte brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2002.
  • FREIRE, Maria Cristina. Poéticas do Processo. Arte conceitual no MAC USP. São Paulo: Iluminuras, 1999.
  • GULLAR, Ferreira. Teoria do Não objeto. In Século XX: Arte do Brasil. Lisboa: Fundação Gulbenkian, 2001.
  • HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Ed. Loyola, 1992.
  • MORAES, Angélica de (org). Percurso atual da arte no Brasil. Brasilianart VI. São Paulo: JC Editora, 2005.
  • NEIVA JUNIOR, Eduardo. A imagem. Editora Ática, São Paulo, 1988.
  • ZIELINSKY, Mônica (org.) Fronteiras. Arte, crítica e outros ensaios. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2017 / 2 15 9 Artes Visuais
QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10) QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
16:50
17:10
18:00
KELLY WENDT
Professor responsável pela turma