Nome da Atividade
ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS III
CÓDIGO
0350218
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ementa:
Após a experiência do estágio supervisionado, o estudante irá dispor de um conjunto de acontecimentos e percepções que deverão ser analisados utilizando-se dos conhecimentos disciplinares e pedagógicos adquiridos durante o curso, tendo como pontos de apoio textos selecionados e a experiência do Estágio propriamente dito, vivida por cada aluno, favorecendo uma integração entre teoria e prática, em vista da elaboração do relatório de estágio, antes disso, da futura ação educativa.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
Refletir sobre as experiências de estágio, significando-as no contexto da teoria e da prática pedagógica ao mesmo tempo em que elas são registradas na forma de relatório.

Conteúdo Programático

Programa:
- Elaboração de Trabalho de Conclusão do Curso.
As Atividades Práticas dessa disciplina são: - elaboração, pesquisa e leitura da bibliografia, escrita, em casa, do TCC; - orientação, na universidade, com o professor responsável pela disciplina.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANTUNES, Denise Dalpiaz. Relatos significativos de professores e alunos na Educação de jovens e adultos e sua auto-imagem e auto-estima. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. ______. História de um saber docente: Um memorial de Vida. Trabalho de Pesquisa Auto-Biográfica. In: IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária – Aprendizagem no Ensino Superior - RIES - Rede de Investigadores de Educação Superior, PUCRS; Porto Alegre, 2006. ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre. Imagens e Auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2001. AZANHA, José Mário Pires. Autonomia da Escola, um Reexame. São Paulo: FDE, 1993. p. 37-46. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: edições 70, 2004. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação . Porto: Porto, 1994. BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Manuais pedagógicos e formação docente: elos de saber/poder. Currículo sem Fronteira, v. 9, n. 1, p. 267-288, jan./jun. 2009. CASTRO, Marta Luz Sisson. Metodologia da Pesquisa Qualitativa: Revendo as Idéias de Edgon Guba. In: ENGERS, M. E. A. Paradigmas e Metodologias de pesquisa em Educação : notas para reflexão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994, p. 53-64.

Bibliografia Complementar:

  • CARVALHO, José Sérgio. A liberdade educa ou a educação liberta? Uma crítica das pedagogias da autonomia à luz do pensamento de Hannah Arendt. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 839-851, set./dez. 2010. FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. KRAMER, Sonia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. 3. ed. São Paulo: Ática, 2007. PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre a Educação de adultos. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005. TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação Profissional. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002. 2011.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DIDÁTICA II Ciências Sociais (Bacharelado)

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