Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ED. FÍSICA ENSINO MÉDIO
CÓDIGO
0370085
Carga Horária
153 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
9
CRÉDITOS
9
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

ECS/prática de ensino de Educação Física no nível médio da Educação Básica. Educação Física escolar: projetos pedagógicos: fundamentos filosófico-pedagógicos, objetivos, competências, planejamentos, conteúdos, procedimentos de ensino, processos avaliativos e recursos materiais. Aulas e práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Física .

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Assumir a condição de professor estagiário lecionando Educação Física em uma turma do ensino médio da rede pública de ensino.
b) Elaborar um plano de ensino da disciplina de Educação Física de uma turma do ensino médio da rede pública de ensino. Propiciar experiências pedagógicas, em situação de docência se envolvendo com projetos político-pedagógicos, objetivos, competências, planejamentos, conteúdos, procedimentos de ensino, processos avaliativos e recursos materiais na Educação Física no Ensino Médio.

Conteúdo Programático

- Revisões de experiências docentes, de bases legais e de fundamentos, sócio-históricos e culturais do Ensino Médio e da Educação Física.
- Análise de projetos político-pedagógicos escolares focando o Ensino Médio.
- Acompanhamento de professores de Educação Física em situação de ensino e outras atividades escolares.
- Elaboração de proposta de intervenção: plano de ensino.
- Desenvolvimento de aulas regulares de Educação Física, com atividades de ensino e avaliação dos alunos.
- Estudos e produção de textos com temática relacionada com o ECS no Ensino Médio.
- Participação e apresentação em seminários temátcios.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • PEREIRA, F. M. O cotidiano escolar e a Educação Física Necessária. Pelotas, Universitária, 1994.
  • PIÉRON, M. Formação de professores: aquisição de técnicas de ensino e supervisão pedagógica. Lisboa, FMH. 1996
  • VARGAS, J. E. N. Educação Física no ensino médio noturno na Zona Sul do Rio Grande do Sul: realidades e possibilidades. Pelotas, ESEF/UFPel, 2009. Dissertação de Mestrado em Educação Física

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília/MEC, 2006.
  • VAZ, A. F.; SAYÃO, D. T. & PINTO, F. M. Educação do corpo e formação de professores. Florianópolis, EdUFSC, 2002.
  • CARREIRO da COSTA, F. et al. Formação de professores em Educação Física: concepções, investigação, prática. Lisboa, FMH, 1996.
  • PEREIRA, F. M. Nível médio de ensino, educação física e conhecimento. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 32-53, 2000.
  • SCHULDHEISZ, J. M. & VAN DER MARS, H. Active supervision and students physical activity in middle school Physical Education. Journal of Teaching in Physical Education. 21, 1, 75-90, 2001.

Página gerada em 29/03/2024 09:03:41 (consulta levou 0.049742s)