Nome da Atividade
EXPRESSÃO CORPORAL II
CÓDIGO
0140375
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Preparação corporal do ator com vistas ao desenvolvimento
rítmico e psicomotor. Estudos das possibilidades expressivas
do gesto. Contato e estudo de aspectos da cultura indígena e
afro-brasileira, com respeito ao corpo e ao movimento, em
diferentes práticas corporais. Construção de rotinas de
trabalho.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

História da formação corporal do ator:
- A máscara e o mimo: herança de Copeau que se estende ao
longo do século XX;
- Jerzy Grotowski e a via negativa;
- A antropologia teatral e os princípios que retornam;
- Práticas corporais de origem afro-brasileira ou indígena;
- Formas de reconhecimento de aspectos de origens culturais
diversas nas práticas corporais individuais e coletivas;
- Técnica pessoal, e o treinamento do ator, o grupo Lume;
- Técnica de movimento;
- O jogo explorando a linguagem do corpo em movimento,
sobre ações simples;
- Composição/ construção de cena individual e/ou em grupo
explorando a linguagem do corpo em movimento.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994. BARBA, Eugênio & SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator – dicionário de antropologia teatral. São Paulo : Hucitec/Ed. Da Unicamp, 1995. _____, “O que é a antropologia teatral?” in A tradição da Ista. Londrina: Publicado pelo FILO – Festival Internacional de Londrina e Universidade Estadual de Londrina por ocasião da 8ª sessão da ISTA (International School of Theatre Antropology), 1994. BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Unicamp, 2001. FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Unicamp, 2001. GROTOWSKI, Jerzzy, Em busca de um teatro pobre. BARBA, Eugenio. A canoa de papel: tratado de Antropologia Teatral. Trad. Patrícia Alves. São Paulo: Hucitec, 1994. LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus editorial, 1978. LECOQ, Jacques. Le corps poétique [O corpo poético]. Actes Sud, 1997. MARINIS, Marco de. “Copeau, Decroux et la naissance du mime corporel » [Copeau, Decroux e o nascimento do mimo corporal], in Copeau l’Éveilleur [Copeau, aquele que desperta]. Textos reunidos por Patrice PAVIS e Jean-Marie THOMASSEAU. « La Cerisaie »/ Lectoure: Bouffonneries n°34,1995. p.127-143 – Tradução e notas de José Ronaldo FALEIRO.

Página gerada em 29/03/2024 05:26:44 (consulta levou 0.106051s)