Nome da Atividade
LINGÜÍSTICA APL. AO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA I
CÓDIGO
1310337
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

• Formação teórico-crítica do professor de língua francesa.

Objetivos

Objetivo Geral:

• Promover leituras acerca de temas pertinentes ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, de forma a orientar a reflexão crítica acerca da prática pedagógica do professor de língua francesa no contexto educacional brasileiro.
• Proceder à análise de material didático para o ensino da língua francesa.

Conteúdo Programático

• Métodos, abordagens e técnicas de ensino de línguas estrangeiras, discutidos em processo diacrônico, da Gramática e Tradução ao Ensino Comunicativo;
• As diferentes teorias de língua e de aprendizagem, objetivos, programas, tipos de atividades, papéis dos aprendizes e dos materiais em cada método ou abordagem estudada;
• A teoria de aquisição de segunda língua de Stephen Krashen;
• Competência Comunicativa e seus componentes linguístico, discursivo, sociolinguístico e estratégico;
• Papéis do professor e do aluno;
• Características e estratégias do bom aluno; estilos cognitivos de aprendizagem.
• Os princípios básicos da comunicação, dos aspectos afetivos, das regras, da prática e das estratégias no processo de ensino e aprendizagem de línguas;
• As línguas em contato em geral e na sala de aula de língua estrangeira.
• A interlíngua.
• Ensino dos conteúdos em língua francesa: ensino da gramática, do léxico, da literatura, da cultura.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CELANI, Maria Antonieta Alba; PASCHOAL, Mara Sofia de. Lingüística Aplicada – da aplicação da lingüística à lingüística transdisciplinar. São Paulo: Editora da PUC-SP, 1992.
  • BOHN, H.; Vandresen, P. (orgs.) Tópicos de Língüística Aplicada. O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Editora da UFSC, 1988.
  • CASTELLOTTI, Véronique. La langue maternelle en classe de langue étrangère. Paris: Cle, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • BOOGARDS, P. Aptitude et affectivité dans l’apprentissage des langues étrangères. Paris: Hatier, 1991.
  • GAONACH, D. Théories d’apprentissage et acquisition d’une langue étrangère. Paris: Hatier, 1991.
  • GIRARD, D. Enseigner les langues : méthodes et pratiques. Paris: Bordas, 1995.
  • PRADO, C.; CUNHA, J. C. (orgs.) Língua materna e língua estrangeira na escola. O exemplo da Bivalência. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
  • VERMES, G.; BOUTET, J. (orgs.) Multilingüismo. Campinas: Editora da Unicamp, 1989.

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