Nome da Atividade
PSICOLINGUÍSTICA
CÓDIGO
1320289
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O processamento da linguagem no cérebro humano.

Objetivos

Objetivo Geral:

Análise de diferentes teorias da aquisição da linguagem; Abordar questões de metodologia em aquisição da linguagem; Examinar o desenvolvimento da linguagem na criança nos vários níveis de linguagem.

Conteúdo Programático

Psicolinguística: raízes e evolução do campo. A aquisição da linguagem. Teorias de aquisição - O empirismo: O behaviorismo. O racionalismo: O inatismo – modelos de estratégias de processamento; O interacionismo. Processamento dos sinais linguísticos – percepção do sinal acústico da fala; embasamento teórico acerca da percepção do sinal acústico da fala. A fala e a linguagem. A linguagem escrita e sua natureza: a fala e a escrita – a natureza do estímulo; a fala e a escrita – diferenças formais; a fala e a escrita – diferenças funcionais. Leitura e escritura O reconhecimento de palavras. Processamento textual. Uma teoria de representação de textos e discursos: A teoria dos Esquemas: Esquema e Compreensão; O Acionamento de Esquemas Diferentes; Esquemas e Inferência. Metacognição: Cognitivo versus metacognitivo; estratégias metacognitivas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BALIEIRO Jr., Ari Pedro. Psicolingüística. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna C. (Orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras, v. 2. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2001. p. 171-201.
  • FINGER, Ingrid; QUADROS, Ronice M. Teorias da aquisição da linguagem. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.
  • PIAGET, Jean. A psicogênese do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • ITARD, Jean. Da educação de um homem selvagem ou dos primeiros desenvolvimentos físicos e morais do jovem Selvagem do Aveyron. In: A educação de um selvagem. São Paulo: Cortez, 2000.
  • RÉ, Alessandra Del (Org.). Aquisição da linguagem. São Paulo: Contexto, 2006.
  • SCLIAR-CABRAL, Leonor. Introdução à psicolingüística. São Paulo: Ática, 1991.
  • SCARPA, Ester M. Aquisição da linguagem. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna C. (Orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras, v. 2. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2001, p. 203-232.
  • VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Página gerada em 28/03/2024 16:14:32 (consulta levou 0.052501s)