Nome do Projeto
Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo - LEECol
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/03/2020 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol) emerge da necessidade de discussão e consolidação do conhecimento acerca do ensino, treinamento e formação de professores(as) e treinadores(as) de esporte. O LEECol esta em pleno no funcionamento desde o ano de 2016. Hoje conta com 48 colaboradores, sendo 05 professores da Universidade, 04 alunos de doutorado, 08 de mestrado, 09 professores colaboradores e 22 alunos de iniciação. As reuniões gerais são realizadas mensalmente e as reuniões do subgrupos de debates são realizadas semanalmente. Com regularidade são organizados eventos de ensino, sendo uma vez por semestre palestrantes externos, uma vez por semestre um encontro interno com palestras dos nossos alunos de pós graduação sobre temas predefinidos, uma vez por semestre cursos de formação continuada para professores do município com temas relacionados a esporte.

Objetivo Geral

Consolidar o conhecimento discutido e adquirido durante a passagem pela universidade e disseminar tal conhecimento para sociedade.

Justificativa

Em um mundo cada vez mais veloz os espaços para discussão no âmbito das ciências do esporte estão cada vez mais escassos. Neste sentido, para atingir os objetivos propostos pelo LEECol e ampliarmos a nossa colaboração e rede externa se faz necessário cumprir com os tramites burocráticos a fim de institucionalizarmos o LEECol. Assim, o cadastrado como projeto de ensino é uma etapa para aumentarmos nossa atuação em prol da ampliação do conhecimento e desenvolvimento do esporte local e regional. Além disso, este é um espaço para o envolvimento e desenvolvimento dos nossos alunos e egressos, com a finalidade de se encaminharem para uma carreira de sucesso no âmbito da educação física e esporte.

Metodologia

A entrada para fazer parte do Laboratório ocorrerá da seguinte forma:
Alunos da graduação: seleção semestral nos meses de março e agosto. As pessoas interessadas deverão apresentar uma carta de intenções e indicar qual o tema lhe interessa estudar no âmbito do esporte;
Alunos de pós graduação: participar da seleção do programa de pós graduação stricto senso na linha de estudo dos professores do LEECol.

Das reuniões:
As reuniões gerais ocorrerão na primeira terça-feira de cada mês. A pauta será a apresentação e discussão do que cada subgrupo esta desenvolvendo. Além disso, um professor do laboratório irá proferir uma aula de 45 min sobre os temas de interesse do LEECol.
Já as reuniões de cada subgrupo, ocorrerão semanalmente nas outras terças-feiras do mês das 17h às 18h30min. na sala do LEECol no ginásio de Esporte da ESEF. Cada subgrupo terá a liderança de no mínimo um aluno de pós graduação e terá o seguinte formato: 15 minutos de introdução do líder do subgrupo sobre as demandas do subgrupo; 15 minutos de apresentação de um membro do subgrupo (conteúdo preestabelecido); 30 minutos de debate mediado pelo líder do subgrupo.
Os subgrupos são: Rugby; Futebol; Basquetebol; MiniHandebol; Prevenção de Lesões; Formação de treinadores; Esporte na Escola.

Da organização dos eventos
Os eventos de palestrantes externos seguirá a rotina de conveniência, ou seja, a disponibilidade dos palestrantes e a necessidade do grupo com relação a temática.
O evento de palestras internas será semestral e terá a autonomia de organização do grupo. Os professores orientarão sobre o tema norteador do encontro e definirão os temas que cada aluno de pós graduação irá palestrar. As palestras serão divulgadas e abertas para toda comunidade.
Os cursos de formação continuada atenderão a demanda da Secretaria Municipal de Educação e será liderada pelos professores do LEECol. Os alunos participarão destes cursos de formação e de acordo com a afinidade com a temática terão papeis de liderança em algum conteúdo dentro do curso.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
Estabilidade da quantidade de colaboradores do LEECol;
Quantidade de participantes nos eventos propostos;
Fichas de avaliação dos eventos;

Metas:
Aumentar a quantidade de alunos participantes do Projeto de Ensino do Laboratório;
Que os participantes, alunos e egressos, consolidem os conhecimentos adquiridos e que isso se torne um indicador de boas práticas para os ambientes internos e externos à universidade.

Resultados esperados:
Ter no mínimo 70% de frequências dos alunos em todas as reuniões.
Ter no mínimo 50 ouvintes nos eventos com palestrantes externos.
Ter no mínimo 50 pessoas nos encontros internos.
Aplicar cursos de formação continuada para 100 professores por ano.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRI MACIAS SACCO
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO
AMANDA FRANCO DA SILVA
AMANDA FRANCO DA SILVA
ANA VALÉRIA LIMA REIS
CAMILA BORGES MÜLLER
CAMILA FERNANDES FERRO
CARINA CURTINAZ LOPES
CIANA ALVES GOICOCHEA
CIANA ALVES GOICOCHEA
CRISTIANO MARTINS DA ROSA JUNIOR
DANIEL MACEDO FALCAO
DOUGLAS LOBATO MACHADO
DOUGLAS LOBATO MACHADO
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO4
FELIPE FERNANDO GUIMARÃES DA SILVA
FELIPE GUSTAVO GRIEP BONOW
FRANCIÉLE DA SILVA RIBEIRO
GABRIEL BARRETO VEIGA
GABRIEL BARROS DA CUNHA
GABRIEL GUSTAVO BERGMANN4
GISELE DA SILVA DIAS
GUSTAVO DIAS FERREIRA4
Igor André Correa Silveira
Igor André Correa Silveira
JULIE HELLEN DE BARROS DA CRUZ
JULIENDRY MEDEIROS SILVEIRA
JÚLIA DOS SANTOS SILVEIRA
LARA VINHOLES
LEONARDO DUMMER VELASQUE
LORENA RODRIGUES SILVA
LUCAS VARGAS BOZZATO
MARCELO KÖPP TOESCHER
MARCOS PAULO DE OLIVEIRA DA SILVA
MAURÍCIO MACHADO
MILENA ANDRETTI PIANA
PAMELA SILVA VITÓRIA SALERNO
PATRÍCIA DA ROSA LOUZADA DA SILVA
PIETRA CAZEIRO CORRÊA
RAFAELA CAVALHEIRO DO ESPIRITO SANTO
RICARDO BARBOSA DA SILVA
RODOLFO NOVELLINO BENDA4
ROSE MERI SANTOS DA SILVA4
ROUSSEAU SILVA DA VEIGA
TALITA DUARTE PEREIRA
THAIS MONTIERRE RENCK
TIFFANI GOMES CARDOZO
VITALINO DIAS NETO
VIVIAN HERNANDEZ BOTELHO
WILLIAM TOMAZ COELHO

Página gerada em 16/05/2024 09:19:51 (consulta levou 0.214248s)