Nome do Projeto
A Pedagogia nas Classes Hospitalares
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/09/2020 - 01/09/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto tem como foco de estudo a Pedagogia Hospitalar e as Classes Hospitalares, nosso intuito é discutir e refletir sobre os diferentes saberes envolvidos na prática pedagógica do Pedagog@ Hospitalar e sua relação com a formação inicial e continuada. A organização do desenvolvimento dos trabalhos ocorrerá da seguinte forma: encontros quinzenais, para promover leituras e debates a cerca da temática no intuito de proporcionar ao discente ampliação do quadro teórico inerente a Pedagogia Hospitalar e as Classes Hospitalares. Para além disso, estão previstos, seminários, palestras, participação em eventos e publicações.

Objetivo Geral

Analisar a atuação d@ pedagog@ fora do âmbito da educação formal/escolar, no campo da Pedagogia Hospitalar identificando os saberes envolvidos na e para prática pedagógica nas classes hospitalares.

Justificativa

A Pedagogia enquanto ciência da educação vem ampliando pouco a pouco o seu território de ação saindo da escola. Esta ampliação no campo de atuação, é ainda pouco estudado e analisado, por isso a importância da constituição de um grupo de estudo, que propicie aqueles(as) que se interessam por espaços não formais de ensino.

O foco de estudo deste projeto será a Pedagogia Hospitalar e as Classes Hospitalares, nosso intuito é discutir e refletir sobre os diferentes saberes envolvidos na prática pedagógica do Pedagog@ Hospitalar e sua relação com a formação inicial e continuada.

Metodologia

A organização do desenvolvimento dos trabalhos ocorrerá da seguinte forma: encontros quinzenais, para promover leituras e debates a cerca da temática no intuito de proporcionar ao discente ampliação do quadro teórico inerente a Pedagogia Hospitalar e as Classes Hospitalares. Para além disso, estão previstos, seminários, palestras, participação em eventos e publicações.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto pretende possibilitar @s alun@s reconhecerem a diversidade de cenários para atuação do Pedagog@ auxiliando-@s a expandir o repertório de competências e conhecimentos a partir da resignificação dos saberes inerentes a formação inicial.
Almeja-se ainda produzir artigos para serem publicados em eventos e revistas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LETÍCIA REHBEIN JESKE
LIÉSIA BUBOLZ RUTZ
LUI NORNBERG4
RITA DE CÁSSIA ROCHA DOS SANTOS

Página gerada em 12/05/2024 04:10:32 (consulta levou 0.132436s)