Nome do Projeto
ESTADO NUTRICIONAL, COMPORTAMENTO ALIMENTAR E MARCADORES BIOQUÍMICOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ESTUDO DIAGNÓSTICO COM PROPOSIÇÃO DE INTERVENÇÃO NUTRICIONAL PERSONALIZADA
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
24/05/2021 - 27/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por desvios na comunicação social e pela presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento e interesses. Os indivíduos com TEA apresentam maior risco para desvios nutricionais, tanto de obesidade, quanto de desnutrição. Pesquisas em diferentes regiões do mundo relatam excesso no consumo energético e insuficiência no consumo de micronutrientes. Dentre os macronutrientes relacionados ao TEA destacam-se os ácidos graxos poliinsaturados ômegas 6 e 3 de cadeia longa (LCPUFAs) e seus metabólicos. Nos indivíduos com diagnóstico de TEA a deficiência de micronutrientes é constatada pelo consumo de um repertório alimentar, inúmeras vezes restrito. Em especial, a prevalência de deficiência de ferro mostra-se acima dos índices encontrados para a população típica. Apesar da relevância da nutrição adequada no TEA, os responsáveis se confrontam com inúmeros ajustes necessários as peculiaridades da criança e, muitas vezes, adiam ou até mesmo evitam o estresse adicional relacionado ao ajuste na alimentação.

Objetivo Geral

Investigar o efeito de intervenção nutricional baseada no paciente e fatores associados em crianças e
adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, assistidos no Sistema Único de Saúde da região sul do
Brasil. 1.2.2 Objetivo Específico i. Caracterizar a amostra quanto a: a) estado nutricional; b) consumo
alimentar; c) comportamento alimentar; d) comportamento agressivo; e) sobrecarga familiar de
pais/cuidadores, a percepção de estresse do cuidador e insegurança alimentar no núcleo familiar; f)
concentrações séricas de lipídeos (triglicerídeos, ácidos graxos poliinsaturados da série ômega-3 e 6); g)
hemograma e ferritina; h) polimorfismos genéticos; ii. Diagnosticar desvios antropométricos, dietéticos,
comportamentais e bioquímicos; iii. Analisar associações entre variáveis nutricionais, comportamentais,
familiares e bioquímicas; iv Intervir com orientações nutricionais direcionadas ao paciente, de acordo
com seu diagnostico especifico e seu contexto familiar e social; v. Investigar a adesão as orientações, os
facilitadores e as dificuldades para a adesão e o tempo necessário para sua plena implementação

Justificativa

O projeto será desenvolvido para atender a demanda de crianças assistidas no ambulatório de Neurodesenvolvimento da Famed. Até o momento, este tipo de estudo com crianças e adolescentes com TEA não foi documentado no Brasil.

Metodologia

A primeira fase do estudo (diagnóstico) terá um delineamento transversal. A segunda fase, terá caráter prospectivo para avaliar o efeito de uma intervenção individualizada do tipo “antes e depois”, no qual o paciente será comparado contra si mesmo.
Todos os pacientes atendidos e/ou encaminhados ao serviço de Neurodesenvolvimento serão triados quanto aos critérios de inclusão e exclusão para o estudo. Os responsáveis pelas crianças e adolescentes que atenderem aos critérios de inclusão, serão abordados e devidamente esclarecidos sobre os objetivos e etapas do presente estudo e, aqueles que autorizarem a participação da criança/adolescente no estudo, assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. Neste mesmo dia, a criança/adolescente e seu responsável serão agendadas para a avaliação clínica 1, composta por um questionário geral padronizado contendo informações relativas a dados sociodemográficos da família e informações de saúde da criança/adolescente (saúde atual, diagnósticos, uso de suplementos e medicamentos, acompanhamento e/ou orientações alimentares, e centro de saúde/educação que frequenta). Serão aplicadas as escalas Aberrant Behavior Checklist (ABC) e de comportamento alimentar (BRCA) e CEBQ. Ainda nesta primeira avaliação, serão aferidas as medidas antropométricas da criança/adolescente e do responsável/cuidador, e o primeiro recordatório de 24 horas (criança/adolescente e mãe/cuidador). Em seguida os pacientes serão agendados coleta de sangue em um laboratório de análises clínicas específico na cidade de Pelotas. A avaliação clínica 2 será realizado por contato telefônico com o responsável da criança/adolescente para realizar o segundo recordatório alimentar de 24 horas (criança/adolescente e mãe/cuidador), e confirmar a coleta de sangue e o retorno para a próxima avaliação. Na avaliação clínica 3 será realizado o terceiro recordatório alimentar de 24 horas (criança/adolescente e mãe/cuidador). O responsável responderá também a um questionário para a avaliação da sobrecarga do cuidador e escala do estresse percebido PSS-10 referente ao cuidador, escala brasileira de insegurança alimentar e nutricional (EBIA). Na avaliação clínica 4 será realizada a entrega do resultado dos exames e as orientações nutricionais baseadas nos principais problemas encontrados nutricionais identificados nos instrumentos aplicados anteriormente. O aconselhamento nutricional será baseado em metas para a criança/adolescente e a família (detalhes em “Intervenção nutricional personalizada”). Nas avaliações subsequentes 5 a 8, o paciente será reavaliado e o alcance das metas (progressos e dificuldades) será registrado em um checklist estabelecidas previamente. Na última avaliação, serão replicadas escalas principais e a coleta de sangue. As avaliações 1 a 4 terão intervalo de uma semana entre cada, sendo concluídas em até 30 dias; as avaliações 5 a 8 (intervenção “antes e depois”) serão agendadas com intervalo mensal, sendo concluída em 4 meses.

Indicadores, Metas e Resultados

Os dados gerados com o presente estudo darão subsídios para a elaboração de dissertações de mestrado e teses de doutorado, e artigos científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BÁRBARA PETER GONÇALVES
CAROLINE RAPHAELLI DE MEDEIROS
EDUARDA CAROLINA ROMAN MACHADO
EDUARDA DE SOUZA SILVA TEIXEIRA
EDUARDA DE SOUZA SILVA TEIXEIRA
GIULIA DA CUNHA PEREIRA
JOSIANE DA CUNHA LUÇARDO
JULIANA COSTA MAIA
JULIANA DOS SANTOS VAZ4
Kamila Castro Grokoski
LAURA BEATRIZ ROMAN MACHADO
LAURA POHL COSTA
LAURA VARGAS HOFFMANN
LUIZA VIEIRA DA SILVA MAGALHAES
MARIELE DOS SANTOS ROSA XAVIER
REGINA HOBUS
SANDRA COSTA VALLE4
VITÓRIA WACHHOLZ GONÇALVES

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 2.678,06Coordenador

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