Nome do Projeto
Ciclo de Palestras em Comportamento Motor
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
18/04/2022 - 31/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O LaCOM, Laboratório de Comportamento Motor reúne estudantes de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, onde se desenvolvem pesquisas nos campos de desenvolvimento e aprendizagem motora, focalizando os fatores motivacionais e informacionais que afetam a aprendizagem motora, bem como as condições que favorecem o desenvolvimento de habilidades motoras ao longo do ciclo de vida, desde crianças até os idosos. O LaCOM já está estabelecido e reconhecido na comunidade acadêmica nacional e internacional há pelo menos 10 anos, sendo que suas atividades iniciaram-se ainda na década de 1990. Enquanto um laboratório de pesquisa, que visa a produção de conhecimento bem como a formação de recursos humanos para atuar com docência no ensino superior e investigações, o acesso a outros grupos de pesquisa e a troca de experiências são práticas essenciais para o alcance de seus objetivos. Assim, este projeto propõe uma sequência de palestras com pesquisadores de outros laboratórios, de outras instituições, de forma contínua ao longo do ano letivo com frequência mensal. Tais palestras serão via acesso remoto, por meio de sistemas computacionais de videoconferência, no horário das Reuniões Científicas do LaCOM. Há no Brasil a Sociedade Brasileira de Comportamento Motor, que reúne os pesquisadores desta temática em eventos regionais e um congresso nacional a cada dois anos. Nestes encontros, observa-se que a área está em crescimento e que há nucleação desta temática em várias Universidades, em diferentes regiões do país. Existem grupos estabelecidos e com reconhecimento da comunidade acadêmica, assim como grupos emergentes. No Rio Grande do Sul destacam-se a UFRGS, UFPel e UFSM. Na região Sul, há ainda grupos na UDESC (Florianópolis), UFPR (Curitiba), UEL (Londrina) e UEM (Maringá). Em São Paulo destacam-se a USP com diferentes grupos (EEFE e EACH), Unesp (Rio Claro) e Unesp (Bauru). Em Minas Gerais há a UFMG, UFLA, UFJF e UFSJ, principalmente. Importante ainda citar grupos de pesquisa no Nordeste (UFPE) e no Norte (UFAM). Espera-se então a participação de pesquisadores destas instituições, além da possibilidade de outros pesquisadores internacionais da América do Norte e Europa.

Objetivo Geral

Promover o acesso dos alunos do LaCOM a pesquisadores da área de Comportamento Motor no Brasil e no exterior

Justificativa

O laboratório de pesquisa é composto por estudantes de graduação e pós-graduação e apresenta reuniões científicas regularmente, para discussão de projetos de investigação e artigos científicos recentes. Para além destas ações, a possibilidade de ter proximidade a pesquisadores da área é um atratativo para os estudantes, bem como motiva a sua participação em projetos, publicações, assim como promove o LaCOM para a comunidade da área.

Metodologia

Em virtude das medidas sanitárias de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, professores e estudantes universitários em todo o país estão familiarizados com sistemas computacionais que permitem a realização de videoconferência. Tais sistemas são facilmente acessados via computador pessoal ou mesmo smartphone. Este projeto irá utilizar um destes sistemas de modo a garantir que o pesquisador convidado consiga ter acesso. O contato com os pesquisadores acontecerá ao longo dos anos 2022, 2023, 2024 e 2025, organizando uma data para a sua apresentação de 60 minutos para 30 minutos de debate. O cronograma das apresentações será divulgado em uma reunião científica do laboratório. O link para acesso será compartilhado com os alunos do Laboratório com 15 dias de antecedência. No dia e horário da apresentação os participantes e palestrante acessam o link e a atividade é realizada.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores, a participação dos estudantes será computada de modo a alcançar as seguintes metas:

• Permitir a interação entre estudantes e pesquisadores de outras instituições;
• Oportunizar o contato dos estudantes com outras linhas de pesquisa e temáticas do Comportamento Motor;
• Desenvolver a capacidade de análise crítica dos estudantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA FAGUNDES MACHADO
CAROLINE VALENTE HEIDRICH
ERICK NUNES FERNANDES
GABRIELE DE OLIVEIRA ROSA
GISELE SEVERO GONÇALVES
LAUREN SILVA COSTA
MARIA EDUARDA RODRIGUES RIBEIRO
PALOMA REIS ORTIGAS
PRISCILA LOPES CARDOZO1
RICARDO DREWS
RODOLFO NOVELLINO BENDA2
RÚBIA DA CUNHA GORZIZA GARCIA
SUZETE CHIVIACOWSKY
THABATA VIVIANE BRANDAO GOMES1

Página gerada em 09/05/2024 14:39:00 (consulta levou 0.179655s)