Nome do Projeto
Levantamento das espécies virais yerba mate-associated circular DNA virus e yerba mate chlorosis associated virus em plantações de erva mate no Rio Grande do Sul
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/05/2022 - 27/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A erva-mate é uma cultura perene pertencente à família das aquifoliáceas podendo atingir até doze metros de altura, com podas na entressafra mantem-se as mesmas com em média três metros de altura, assim o manejo e a colheita são facilitados. São árvores rústicas capazes de resistir a uma diversidade de situações naturais. De forma que possa fornecer uma colheita satisfatória deve ser cultivada preferencialmente em solos profundos, onde a raiz pode aprofundar-se mais bem como deve ser cultivada preferencialmente em locais com maior acidez e boa permeabilidade, adaptando-se muito bem a solos argilosos. Objetiva-se com a produção de erva mate a colheita dos ramos e folhas, logo a qualidade fitossanitária dos mesmos é de extrema importância. Apesar de sua rusticidade a planta sofre com a ação de diversos patógenos. Dentre estes temos os vírus que recentemente foram identificados como causadores de doenças na cultura na Argentina. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral fazer um levantamento da presença das espécies virais yerba mate-associated circular DNA virus e yerba mate chlorosis associated virus em ervais do Rio Grande do Sul. Esse é o primeiro passo em direção a implementação de medidas de manejo visando minimizar possíveis perdas na cadeia produtiva da erva mate.

Objetivo Geral

Fazer um levantamento da ocorrência de viroses na cultura da erva mate no Rio Grande do Sul, de forma a contribuir com informações para a continuidade da produção.

Justificativa

O trabalho será relevante para gerarmos informação sobre a presença ou não das espécies yerba mate-associated circular DNA virus e yerba mate chlorosis associated virus em ervais do Rio Grande do Sul. Se o resultado for positivo serão necessários informes aos produtores no sentido de evitar a disseminação para outras áreas e/ou estados além da permanência destas espécies nas áreas encontradas.

Metodologia

Estudo 1- Diagnose e identificação do yerba mate- associated circular DNA virus (YMaCV).
-Coleta de amostras foliares;
-Extração de DNA total;
-Clonagem e sequenciamento do genoma completo via amplificação por círculo rolante (RCA);
-Análise bioinformáticas das sequências virais geradas;

Estudo 2- Diagnose e identificação yerba mate chlorosis associated vírus
-Coleta de amostras foliares;
-Extração de RNA total;
-RT-PCR;
-Clonagem e seleção dos clones recombinantes;
-

Indicadores, Metas e Resultados

Se for comprovado a presença destas espécies virais a meta será gerar informação para os produtores e alternativas de manejo para evitar a entrada e/ou propagação das viroses na cultura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELLE RIBEIRO DE BARROS3
VITÓRIA NUNES DOS SANTOS

Página gerada em 09/05/2024 01:53:27 (consulta levou 0.266132s)