Nome do Projeto
MOOC para uma educação mais inclusiva e não sexista
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/01/2023 - 23/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este Projeto objetiva desenvolver um MOOC (Massive Open Online Courses) que discuta uma educação mais inclusiva e não sexista, preparando os docentes para repensarem conceitos e acolherem os discentes naquilo que lhes for cabível. Neste momento, o foco é gênero. Este Projeto se justifica porque a violência de gênero é um problema presente e crescente na sociedade (O'LEARY; FORAN; COHEN, 2013; MAÇASTENA, 2019; UBILLOS-LANDAA et al., 2020; KERO et al., 2020), sendo o Rio Grande do Sul é o terceiro Estado com mais casos de feminicídio (homicídio em contexto de violência doméstica familiar ou menosprezo e discriminação à condição de mulher). E tal número apresentou aumento substancial em período de isolamento social devido a pandemia do COVID-19.

Objetivo Geral

Cocriar junto a docentes e disponibilizar a eles um MOOC (Massive Open Online Courses) que discuta uma educação mais inclusiva e não sexista.

Justificativa

A violência de gênero é um problema presente e crescente na sociedade (O'LEARY; FORAN; COHEN, 2013; MAÇASTENA, 2019; UBILLOS-LANDAA et al., 2020; KERO et al., 2020). O Rio Grande do Sul é o terceiro Estado com mais casos de feminicídio (homicídio em contexto de violência doméstica familiar ou menosprezo e discriminação à condição de mulher). E tal número apresentou aumento substancial em período de isolamento social devido a pandemia do COVID-19.

O aumento exponencial no número de casos (LIMA; MATTAR; ABRAHÃO, 2016; IPEA, 2020) indica um vazio institucional acerca do enfrentamento ao problema social violência de gênero, ou seja, as Instituições que coexistem na sociedade não são completamente eficientes quanto a resolução de problemas referentes a violência de gênero ou articulam-se de maneira disfuncional para desenvolvimento de soluções da referida problemática (AGOSTIN, 2017).

Desta forma, a cocriação de tecnologias sociais e inovações sociais, assim como o desenvolvimento de métodos para realizar essa cocriação se fazem importantes. Assim, a cocriação de um MOOC para docentes que trate do tema gênero, tendo como consequência a educação - como aparelho ideológico de Estado - apropriar-se de conhecimentos para atuar preventivamente no referido problema social, se mostra uma alternativa bastante válida.

Metodologia

O Método deste Projeto esta dividido em 6 etapas:

1. Aplicação de questionário junto aos docentes da Instituição (UFPel) com vistas a realizar um mapeamento sobre o conhecimento existente, a necessidade de conhecimento e a pré-disposição em engajar-se a realização do MOOC;
2. Análise das respostas voluntárias do questionário suprareferido;
3. Busca por conteúdos e cocriação do MOOC;
4. Disponibilização do MOOC;
5. Avaliação dos feedbacks do MOOC;
6. Implementação de mudanças.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados, vislumbra-se que pelo menos 20% dos docentes da instituição realizam o MOOC.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA GIUDICE BEBER
ANA CAROLINA GIUDICE BEBER
BEATRIZ PALLA SANCHES
JULIANA SILVA LACAU
KATRYELEN BRITTO DA SILVA DOMINGUES
LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN
STEFANIE CAIPU VIEIRA
THALLYA SHARA RUFINO AGUIAR

Página gerada em 09/05/2024 03:59:36 (consulta levou 0.134817s)