Nome do Projeto
O Passo e o compasso das ações desenvolvidas pelo Centro "Cuidando de Nós" junto à Comunidade Passo dos Negros
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/04/2024 - 31/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto visa investigar as ações e a atuação do Centro de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Cuidando de Nós junto à Comunidade do Passo dos Negros e se o referido Centro se caracteriza como um espaço de educação não-formal significativo para a comunidade local. Trata-se de uma projeto de pesquisa e ação a ser desenvolvido junto ao Centro e a comunidade local numa perspectiva crítica e popular. Portanto, é fundamental analisar a abrangência e relevância sociocultural e educativa do Centro para a Comunidade do Passo dos Negros. Estamos falando de um processo de construção de conhecimentos que prima pelo protagonismo das pessoas do local e das futuras professoras numa perspectiva crítica e problematizadora.

Objetivo Geral

Pesquisar a atuação e as ações desenvolvidas pelo Centro de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Cuidando de Nós, bem como sua abrangência e relevância sociocultural e educativa para a Comunidade do Passo dos Negros.

Justificativa

Ao longo dos anos de 2022 e 2023 a Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) de diversas maneiras tem desenvolvido diferentes ações através da disciplina de Prática Orientada I junto a Comunidade Passo dos Negros e o Centro de Educação, Cultura, Esporte e Lazer "Cuidando de Nós" e neste percurso de atuação universitária surge o interesse em investigar a atuação, as ações e as práticas educativas e culturais desenvolvidas pelo referido Centro junto à comunidade local.
Desta forma, professores/as e acadêmicos/as da FaE, diante da interação e processos formativos vivenciados com o Centro Cuidando de Nós e a Comunidade Passo dos Negros foi instigada e provocada a pensar sobre as ações e a atuação dessa organização não governamental junto a Comunidade do Passo dos Negros na periferia da cidade de Pelotas/RS, bem como analisar a relevância desta instituição na formação e no pensamento crítico das pessoas do local.

Metodologia

A metodologia adotada pelo projeto será a pesquisa participante onde busca o envolvimento da comunidade na análise de sua própria realidade e se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas. Desta forma, a proposta é compreender as ações e a atuação do Centro de acordo com os interesses da comunidade local na sua própria analise. Entende-se, que uma pesquisa participante busca o envolvimento da comunidade na análise de sua própria realidade e se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores, as pessoas da comunidade e as situações investigadas. Sendo assim, considera-se que as experiências proporcionadas nesta interação contribuam para a formação dos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia FaE/UFPel, assim como, para o protagonismo das pessoas com as quais interagimos.
Para tanto, será necessário a utilização de diversas formas de levantamento de dados e informações como a adoção de um Caderno de Campo para efetivar o registro das observações e percepções ao longo e após as ações e interações com os sujeitos da comunidade que vejam a se envolver com a pesquisa. Estratégias como a realização de entrevistas e roda de conversas sobre as ações e atuação conjunta do Centro e da UFPel.
A análise dos achados e produções investigativas seguirá uma abordagem referenciada em Paulo Freire que pode ser delineada como uma pesquisa qualitativa, cujo compromisso é o de transformação da realidade, em que as pessoas participam ativamente da troca de saberes do vivido e da experiência.

Indicadores, Metas e Resultados

Destacamos os principais indicadores, resultados e metas:

Traçar um panorama dos impactos e da atuação do Centro de Educação, Cultura, Esporte e Lazer "Cuidando de Nós" junto a comunidade do Passo dos Negros;

Identificar projetos e ações desenvolvidas pela UFPel na Comunidade do Passo dos Negros;

Contribuir e fomentar processos formativos emancipatórios e participativos construídos a partir do protagonismo das pessoas envolvidas nesta pesquisa.

Conhecer, através de um processo investigativo e das interações propostas, aspectos socioculturais da Comunidade do Passo dos Negros e a relevância da atuação do Centro Cuidando de Nós para a referida comunidade;

Mapear e sistematizar as estratégias utilizadas pelo Centro Educacional Cuidando de Nós ao longo da sua trajetória junto a comunidade local;

Identificar as ações que caracteriza o Centro de Educação Cuidando de Nós como um espaço de educação não-formal.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA ROCHA DA CRUZ
LAUREN FONSECA KOLMAR
LEANDRA PEREIRA TEIXEIRA
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ1
Priscila Novelim
TAILAINE PINTO MACHADO
YASMIN ALBUQUERQUE SILVA

Página gerada em 09/05/2024 16:48:33 (consulta levou 0.143259s)