Nome do Projeto
Produção Integrada Agropecuária
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/09/2018 - 01/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O projeto preconiza duas importantes ações caracterizadas como meta 1 e meta 2 as quais se referem: 1) Promover ações e oportunidades de capacitação e troca de experiências na Produção Integrada Agropecuária - PI Brasil de jovens aprendizes rurais e seus familiares, enfatizando oportunidades de negócios na agroindústria considerando aspectos de empreendedorismo. 2) Realização de curso de formação e capacitação de Auditores e Responsáveis Técnicos em Boas Práticas na Cadeia Agrícola da Produção Integrada Agropecuária, público alvo: Profissionais Técnicos e Engenheiros Agrônomos. Estrutura do curso: Módulo I, Módulo II e Módulo III em modalidade de ensino à distância (EAD).

Objetivo Geral

O presente projeto tem por objetivo apoiar a realização de atividades voltadas a capacitação de jovens aprendizes rurais e seus familiares em Boas Práticas Agrícolas, bem como, promover a edição do curso de capacitação de auditores e responsáveis técnicos em Produção Integrada Agropecuária – PI Brasil.

Justificativa

O sistema de Produção Integrada Agropecuária da Cadeia Agrícola emprega tecnologias que permitem o controle efetivo de todo o processo produtivo, para obtenção de produtos vegetais de qualidade estabelecidos por níveis de resíduos de agrotóxicos e contaminantes em conformidade com a legislação sanitária mediante a aplicação de boas práticas agrícolas, que estão previstas nas Normas Técnicas Específicas – NTEs e nos documentos auxiliares, manuais, grade de agrotóxicos, caderno de campo e de beneficiamento, atendendo ao marco regulatório oficiais do País. A adoção das boas práticas agrícolas favorece o uso de recursos naturais e a substituição de insumos poluentes, com garantia da sustentabilidade, monitoramento dos procedimentos e rastreabilidade em todas as etapas, desde a aquisição de insumos até a oferta do produto ao consumidor final, sendo ainda passível de certificação pelo selo oficial “Brasil Certificado”.
A Universidade Federal de Pelotas, em 2010 coordenou o Projeto de Produção Integrada do Tabaco (PITAB) até o efetivo processo de certificação pelo selo da PI – Brasil, conquistado igualmente graças as parcerias com sindicatos, federações patronais e dos trabalhadores da agricultura. Cabe salientar que o sistema de Produção Integrada, entre outras coisas, procura utilizar métodos racionais de boas práticas agrícolas, exigindo conhecimentos quantitativos e qualitativos da cultura em foco e de suas inter-relações com o ambiente específico onde o cultivo é realizado, o que exige auditores e responsáveis técnicos que possam planejar, conduzir e avaliar o processo. Neste sentido, um ponto que merece ser destacado é o exercício da parceria interinstitucional entre os participantes, considerando a necessidade da inserção de conceitos da produção integrada as atividades da agricultura familiar, ficamos motivados para propor metas e atividades que contemplam a família rural da produção agrícola, especificamente jovens aprendizes rurais, bem como promover em formato de educação à distância treinamento e capacitação de auditores e responsáveis técnicos da produção integrada agropecuária. Promover a troca de experiências em PI, as boas práticas agrícolas (BPA), a saúde do trabalhador rural e de sua família, o meio ambiente e a produção de qualidade são os pilares da produção integrada, alimentos seguros do campo à mesa dos consumidores, além da possibilidade de criar oportunidades para a troca de experiências, conhecimentos e oportunidades de negócios na agroindústria, através da capacitação com temas técnicos motivando estes jovens para sucessão familiar no campo e enfatizando aspectos de empreendedorismo aos jovens aprendizes rurais e suas famílias. Entre os desafios relativos ao tema na zona rural, especialmente na agricultura familiar, está a falta de estrutura e de oportunidades para os jovens e, ao mesmo tempo, nota-se uma grande ansiedade por parte dos produtores diante da falta de oportunidades aos filhos que concluíam o Ensino Fundamental. O trabalho de conscientização é necessário para que os pais passem a valorizar a educação, mas também precisamos de políticas públicas para fortalecer as escolas no meio rural, buscando alternativas para os jovens.
A UFPel, reconhecida como universidade de referência pelo comprometimento com a formação inovadora e empreendedora capaz de prestar para a sociedade serviços de qualidade, com dinamismo e criatividade, deliberou em sua infraestrutura espaço para a oferta de cursos a distância, os quais foram credenciados, autorizados e oficializados desde 2005 pelo parecer CNE/CES Nº 357, de 8 de dezembro de 2004. Assim, esta modalidade de ensino educação aberta a distância, constitui-se como um instrumento de ensino de baixo custo e amplo alcance. Neste termo, visamos contemplar o curso de formação de auditores e responsáveis técnicos em Produção Integrada da cadeia agrícola na modalidade a distância, permitindo disponibilizar a técnicos, produtores, pesquisadores e outros profissionais relacionados e interessados ao tema, os preceitos da produção integrada agropecuária, baseados nas boas práticas agrícolas, em uma abordagem que contempla conhecimentos básicos e de formação técnica, legislação e aspectos fundamentais para certificação em Produção Integrada Agropecuária – PI Brasil. As culturas seriam todas relacionadas pela Instrução Normativa Nº42 de 2016, considerando a formação dos auditores de produção integrada que estariam aptos a auditar estas culturas vinculadas a PIBRASIL (Portaria 443 do Inmetro), respeitando os detalhes específicos de cada cultura que devam ser auditado e o percentual de amostras a serem analisadas, no caso de grupos.

Metodologia

A proposta está dividida em duas metas, a saber:

Meta 1 - Promover ações e oportunidades de capacitação e troca de experiências na PI Brasil de jovens aprendizes rurais e seus familiares, enfatizando oportunidades de negócios na agroindústria considerando aspectos de empreendedorismo. Para tanto, serão realizadas visitas técnicas aos laboratórios da FAEM - UFPel e EMBRAPA - CPACT em Pelotas e EMBRAPA UVA e VINHO - CPAUV em Bento Gonçalves.

Meta 2 - Realização de curso de formação e capacitação de Auditores e Responsáveis Técnicos em Boas Práticas na Cadeia Agrícola da Produção Integrada Agropecuária, público alvo: Profissionais Técnicos e Engenheiros Agrônomos. Estrutura do curso: Módulo I, Módulo II e Módulo III será totalmente com recursos em Educação à Distância (EAD) disponíveis com parceria do laboratório de ensino à distância da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta 1 - busca-se proporcionar a capacitação e troca de experiências na PI Brasil a jovens aprendizes rurais e seus familiares, com formação na agroindústria considerando aspectos de empreendedorismo. em atividades relacionadas a produção integrada agropecuária.

Meta 2 - pretende-se alcançar um maior número possíveis de profissionais com formação técnica em Produção Integrada Agropecuária: auditores e responsáveis técnicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS ANTONIO DA COSTA TILLMANN2
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL
JOÃO MARCO BARBOSA DE MORAES
Karen Raquel Pening Klitzke
MATHEUS GOULART CARVALHO
Rafael Junqueira Moro
THALIA STRELOV DOS SANTOS

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
MAPA / Ministério da Agricultura, Pecuária e AbastecimentoR$ 47.918,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
Colaboradores eventuais (pessoal CLT)R$ 4.000,00
Outros encargosR$ 19.008,00
Hospedagem e alimentaçãoR$ 2.967,88
Reprodução de documentosR$ 3.500,00
Adequação do espaçoR$ 6.000,00
Despesa administrativa da fundação de apoioR$ 6.912,12
Outros serviçosR$ 1.500,00
Passagens e despesas com locomoçãoR$ 4.030,00

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