Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo Canguçu
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL

Curso extinto sem alunos vinculados

Código UFPel
93823
Código e-MEC
104362
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 227 de 22/05/2013. Publicada no D.O.U. de 23/05/2013.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Perfil do Egresso

O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

1º Semestre

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0100034ÁLGEBRA PARA LICENCIATURA A0100023 - INTRODUÇÃO A LÓGICA MATEMÁTICAObrigatória468
0350052ED BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICASObrigatória468
0100028GEOMETRIA ESPACIALObrigatória468
0100027LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II0100024 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória468
0100026MATEMÁTICA ELEMENTAR II0100020 - MATEMÁTICA ELEMENTAR IObrigatória6102

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0100029ÁLGEBRA LINEAR I0100020 - MATEMÁTICA ELEMENTAR IObrigatória468
0100030ARITMÉTICAObrigatória6102
0100025CÁLCULO A0100020 - MATEMÁTICA ELEMENTAR IObrigatória468
0360046FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória468

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0100035ÁLGEBRA LINEAR II0100029 - ÁLGEBRA LINEAR IObrigatória468
0100031CÁLCULO B0100025 - CÁLCULO AObrigatória468
0100033INICIAÇÃO A PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA Obrigatória468
0100032INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA I0350053 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA0100024 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória468
0350053TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICAObrigatória468

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0100039CÁLCULO C0100035 - ÁLGEBRA LINEAR II0100025 - CÁLCULO AObrigatória6102
0090010FÍSICA BÁSICA IObrigatória468
0100040LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA III0100024 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória468
0100036TRABALHO DE CAMPO I0100024 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória585

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0100041CÁLCULO D0100039 - CÁLCULO CObrigatória468
0100053INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA II0350053 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA0100024 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória468
0100044MATEMÁTICA ELEMENTAR IIIObrigatória468
0350049PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA I0350053 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA0100036 - TRABALHO DE CAMPO IObrigatória10170

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0090012FÍSICA BÁSICA II0090010 - FÍSICA BÁSICA IObrigatória468
0100237INTRODUÇÃO A ANÁLISE REAL0100031 - CÁLCULO BObrigatória6102
0100238TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICAObrigatória468
0100054TRABALHO DE CAMPO II0100024 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória585

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0100239ÁLGEBRA PARA LICENCIATURA B0100034 - ÁLGEBRA PARA LICENCIATURA AObrigatória468
0100240INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃOObrigatória468
0350050PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA II0350053 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA0100054 - TRABALHO DE CAMPO IIObrigatória10170

9º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0890003ATIVIDADES COMPLEMENTARESEletiva200

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0100241ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESOptativa468
0100242ANÁLISE REAL0100237 - INTRODUÇÃO A ANÁLISE REALOptativa468
0360236APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEASOptativa468
0090121FÍSICA BÁSICA IIIOptativa468
0100249GEOMETRIA EUCLIDIANA0100023 - INTRODUÇÃO A LÓGICA MATEMÁTICAOptativa468
1310407INGLÊS PARA LEITURA: E-LEARNINGOptativa468
0100248INTRODUÇÃO A PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA0100044 - MATEMÁTICA ELEMENTAR IIIOptativa468
0100247LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IV0100024 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IOptativa468
0100250MATEMÁTICA FINANCEIRAOptativa468
0100243MODELOS MATEMÁTICOS0100031 - CÁLCULO BOptativa468
0100246PROJETO EM ENSINO E REDAÇÃO MATEMÁTICAOptativa468
0080063TÓPICOS DESENHO GEOMÉT GEOMETRIA DESCRITIVAOptativa468
0100245TOPOLOGIA0100039 - CÁLCULO COptativa468
0100244VARIÁVEIS COMPLEXAS0100039 - CÁLCULO COptativa468

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ANTÔNIO LINDOMAR MADRID GOMES20062009
BIANCA DA SILVA SILVEIRA20062009
GERSON RENATO FICK20062009
KARINA CASARIN BORGES20062009
LIS ALINE PLAMER DA SILVA20062009
TAMARA CAVALHEIRO VILELA20062009
FLAVIANE SOUZA DA SILVA20062010
ROSEANE DE SOUZA BASILIO20062010
DANIÉLE SCHMIDT PETER20062011
MARIZANE SOARES FARIAS20062011
DANIEL PEGORARO BERTINETI20062012

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página gerada em 25/01/2020 03:48:19 (consulta levou 0.411538s)